Jornalista da Comvest lança livro sobre o impacto dos vinte anos da Globo Filmes nas relações entre TV e cinema no Brasil

"Capa do livro Vale a pena ver de novo? O impacto dos vinte anos da Globo Filmes nas relações entre TV e cinema no Brasil”
Capa do livro "Vale a pena ver de novo?
O impacto dos vinte anos da Globo Filmes nas
relações entre TV e cinema no Brasil”

No dia 14 de setembro, às 20 horas, Juliana Sangion,  jornalista da Comissão Permanente para os Vestibulares  (Comvest) da Unicamp, lança o livro Vale a pena ver de novo? O impacto dos vinte anos da Globo Filmes nas relações entre TV e cinema no Brasil (Traçado Editorial). Será no Chopp do Fritz, que fica na avenida Av. Albino J. B. de Oliveira, 2059, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas.

O livro abrange o período entre 1998 e 2018: os primeiros 20 anos da empresa. A partir de dados oficiais do setor, entrevistas e análise de filmes e programas televisivos, a pesquisadora apresenta um panorama do audiovisual brasileiro nessas décadas e convida o leitor a refletir sobre o impacto da criação do braço cinematográfico das Organizações Globo.

Segundo a autora, "a criação da Globo Filmes e seu modelo de negócios teve forte impacto na produção cinematográfica nacional. Investigar essa situação após duas décadas torna-se crucial para discutir a circulação de narrativas dominantes em uma indústria tão concentrada como a do audiovisual”.

Como a Rede Globo explora, na televisão, o conteúdo produzido para o cinema e vice-versa? De que maneira a Globo promoveu profissionais da emissora na direção de seus filmes? Essas são algumas das perguntas que nortearam as pesquisas de Juliana Sangion. Para ela, “o tema estimula a refletir sobre o papel dos meios de comunicação e das indústrias do entretenimento nas disputas culturais e ideológicas, e a pensar novas possibilidades e alternativas na produção de bens simbólicos”.

A publicação é instigante e útil a todos que se interessam por televisão e cinema no Brasil, especialmente estudantes e pesquisadores das áreas de comunicação, audiovisual, cinema e ciências sociais, além de profissionais que atuam nesses setores.

Mais sobre o tema
Jornal da Unicamp - A Globo Filmes e a pós-retomada do cinema nacional

Sobre a autora
Juliana Sangion é doutora em Multimeios pela Unicamp, na área de Cinema Brasileiro. Máster em Comunicação Institucional pela Universidade Autônoma de Barcelona. Lecionou no departamento de comunicação do Centro Internacional de Estudos Universitários de Barcelona (IUSC). É docente da PUC-Campinas, em disciplinas das áreas de audiovisual, documentário e telejornalismo; e professora convidada da especialização em Jornalismo Científico do Labjor-Unicamp. Trabalha desde 2003 na Unicamp, como assessora de imprensa da Comvest. 

Sobre a editora
A Traçado Editorial é uma editora independente que tem como foco narrativas de não-ficção e textos acadêmicos na área de Comunicação e Artes.

Serviço
O que: Lançamento do livro “Vale a pena ver de novo?”
Quanto: Evento gratuito
Quando: 14/9/2018, às 20 horas
Onde: Chopp do Fritz: Av. Albino J. B. de Oliveira, 2059, Barão Geraldo, Campinas - SP

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional

A aula show com o chef e gastrólogo Tibério Gil sobre o papel da nutrição e da gastronomia na saúde da mulher contemporânea, nesta quinta-feira (7), abriu a programação que se estede até sexta-feira (8)

Atualidades

Segundo Maria Luiza Moretti, apesar do avanço verificado nos últimos anos, a ocupação de cargos de comando ainda é desigual entre homens e mulheres

Serão quatro anos de parceria, com seis vagas oferecidas a cada ano nos dois primeiros períodos; a oferta sobe para nove beneficiados nos dois anos seguintes

As publicações são divididas de maneira didática nos temas Saúde Geral da Mulher, Saúde Reprodutiva, Saúde Obstétrica e Saúde da Mulher Adolescente

Cultura & Sociedade

Para o reitor Antonio Meirelles, é necessário um compromisso político em favor da solução e o Brasil pode ter um papel de extrema importância nas soluções ambientais globais 

 

Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004