Laboratório de Estudos sobre Educação Superior oferece seminários abertos no dia 26 e em 23 de outubro 

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Laboratório de Estudos sobre Educação Superior (LEES)
Laboratório de Estudos sobre Educação Superior (LEES)

Em 26 de setembro, o seminário “Acesso e equidade no ensino superior: um balanço das políticas de ação afirmativa no Brasil” será ministrado pela professora Rosana Heringer, vice-diretora da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (LEPES) da instituição. O evento, organizado pelo Laboratório de Estudos sobre Educação Superior (LEES) da Unicamp, ocorre às 9 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Educação e não é necessária inscrição.

O Laboratório também recebe as pesquisadoras Elizabeth Balbachevsky e Cristina Fiorezi no auditório do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP), em 23 de outubro, para discussão acerca da governança e financiamento no Ensino Superior. Balbachevsky é vice-coordenadora do Núcleo de Pesquisa sobre Políticas Públicas (NUPPs) da USP e a professora Fiorezi é pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU) da Universidade de Passo Fundo e foi pesquisadora visitante no Center for Higher Education Policy Studies (CHEPS), na University of Twente/Holanda em 2015.

Desde sua criação em 2014, o LEES da Unicamp tem reunido pesquisadores, professores e alunos de diversas unidades de ensino para refletir e debater os desafios na Educação Superior no Brasil e no mundo. O Laboratório realiza encontros temáticos desde sua criação, em 2014, no auditório do NEPP. Os encontros já exploraram temas como internacionalização e rankings universitários.

Em 2018, os coordenadores do Laboratório - Ana Maria Carneiro, pesquisadora do NEPP, juntamente com Helena Sampaio e Renato Pedrosa, professores da Faculdade de Educação (FE) e do Instituto de Geociências (IG), respectivamente - ampliaram essas discussões aos demais interessados no tema através do oferecimento da disciplina “Educação Superior na contemporaneidade”, ao longo do segundo semestre. A matéria tem discutido os principais tópicos acerca do tema, incluindo as características centrais dos sistemas de ensino superior no mundo e as transformações contemporâneas nestes.

Para a pesquisadora Ana Maria, a criação da disciplina (um oferecimento conjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE e o Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica do IG) e o oferecimento de seminários abertos são um passo importante no sentido de ampliar o debate sobre o tema e expandir a capacidade de reflexão sobre o formato e as práticas adotadas na educação superior pelos próprios atores que integram o ensino. “É a primeira vez que uma disciplina com este conteúdo é oferecida na Unicamp, apesar da Universidade já ter uma tradição de se debruçar sobre o tema do ensino superior como campo de estudos”, afirma. 
 
SERVIÇO
O que: Seminário “Acesso e equidade no ensino superior: um balanço das políticas de ação afirmativa no Brasil” 
Quem: professora Rosana Heringer, vice-diretora da Faculdade de Educação da UFRJ e coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (LEPES) da instituição
Quando: 26 de setembro, às 9 horas
Onde: Salão Nobre da Faculdade de Educação da Unicamp  

O que: Seminário “Governança e Financiamento no Ensino Superior” 
Quem: professora Elizabeth Balbachevsky (vice-coordenadora do Núcleo de Pesquisa sobre Políticas Públicas da USP) e professora Cristina Fiorezi (pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU) da Universidade de Passo Fundo) 
Quando: 23 de outubro, às 9 horas
Onde: Auditório do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) da Unicamp

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Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004