A sede da Fazenda Argentina, pertencente à Unicamp, foi “devolvida” à Universidade na tarde desta quarta-feira (3) pela Caminas Decor, depois de servir à mostra de arquitetura, decoração e paisagismo promovida pela empresa. O imóvel foi totalmente recuperado e as melhorias foram doadas à instituição. Ao todo, organização, expositores e fornecedores do evento investiram R$ 2,5 milhões na execução de benfeitorias nas edificações, que compreenderam recuperação de pisos e revestimentos, conserto e instalação de telhados, portas e janelas e reformulação das redes hidráulica e elétrica. O reitor Marcelo Knobel anunciou que o primeiro órgão da Unicamp a ocupar o espaço revigorado será a Agência de Inovação Inova Unicamp.
A devolução da sede da Fazenda Argentina à Unicamp foi oficializada por meio da assinatura de um termo entre a Universidade e a Campinas Decor. O reitor Marcelo Knobel destacou a importância da parceria com a iniciativa privada, que possibilitou a recuperação de um imóvel que estava totalmente degradado. “A Universidade não teria recursos para realizar essas obras neste momento. A reforma ficou excelente e deixou o espaço pronto para ser ocupado. Nós cogitamos inicialmente a disposição de trazer para cá a sede do Museu de Artes Visuais, mas isso se mostrou inviável neste instante. Assim, após consulta à Inova, ficou decidido que a agência será o primeiro órgão da Unicamp a se instalar aqui”, anunciou.
A ideia, conforme o titular da Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (Depi), professor Marco Aurélio Pinheiro Lima, é que seja instalado no local um hub de inovação e empreendedorismo, que contará também com a presença de uma incubadora de startups. O professor Newton Frateschi, diretor executivo da Inova Unicamp, disse que a expectativa é que a agência se transfira para a sede da Fazenda Argentina no início do próximo ano. “Além da Inova, outras áreas da Universidade devem vir para cá, mas ainda estamos analisando a questão”, acrescentou o reitor Marcelo Knobel.
Compromisso social
A realização da Campinas Decor na Fazenda Argentina, adquirida pela Unicamp para futuros planos de expansão, foi possível devido ao convênio de permissão de uso firmado entre Universidade e a organização da Campinas Decor. O termo teve como objetivo a cooperação entre a Universidade e a iniciativa privada para a conservação do imóvel. A sócia da Campinas Decor, Stella Pastana Tozo, afirmou que a parceria reforçou a vocação da empresa de doar melhorias realizadas em prédios do patrimônio público. Ao longo de sua história, o evento tem deixado como legado para a sociedade de Campinas a recuperação de diversos imóveis que, após a reforma, passam a ser utilizados em benefício da população.
A mostra de 2018 foi a sétima realizada em um prédio de propriedade pública e a segunda em parceria com a Unicamp. A primeira colaboração com a Universidade aconteceu em 2008, na Estação Guanabara, da qual a Unicamp é comodatária. O prédio da antiga estação foi totalmente recuperado e passou a abrigar o Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (CIS-Guanabara). Além da Estação Guanabara, a Campinas Decor já recuperou o Casarão do Lago do Café (2003), o Instituto Agronômico de Campinas (nas edições de 2009 e 2010, em locais diferentes), a Estação Cultura (2011) e a Casa de Vidro, também no Lago do Café (2016), inaugurada em setembro de 2017 pela prefeitura como centro cultural.
Sueli Cardoso, também sócia da Campinas Decor, menciona outros frutos das parcerias realizadas. “É extremamente gratificante poder ver, por exemplo, a transformação da Estação Guanabara, que passou anos totalmente deteriorada, tendo sido inclusive moradia de usuários de drogas, e atualmente abriga inúmeras ações em benefício da população”, pontuou.