“O Espaço une o Mundo” é o tema da Semana Mundial do Espaço deste ano, que acontece de 4 a 10 de outubro. Na Unicamp, a programação é comandada pelo Instituto de Pesquisas Científicas, grupo de divulgação científica formado por estudantes do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW). Como parte do programa, nesta terça-feira (9), o astrônomo Nelson Travnik proferiu a palestra Contribuição da astronomia brasileira no Projeto Apollo.
“O Projeto Apollo reuniu 171 astrônomos de 31 países. Foi um dos mais importantes da humanidade até hoje, juntamente com o programa do Cometa Halley”, afirmou Travnik. O Projeto Apollo, coordenado pela NASA, conduziu missões espaciais entre 1961 e 1972 com o objetivo de colocar o homem na Lua. Travnik compôs a equipe brasileira encarregada de ”patrulhar nosso satélite intensivamente”.
Carolina Martins de Souza, aluna do terceiro anos do curso de física e uma das responsáveis pelo evento, ressaltou o papel do astrônomo na ciência do país. “Travnik é um dos pioneiros da astronomia brasileira. Ele influenciou muita gente que hoje está fazendo pesquisa de ponta na área da astronomia”, relatou.
A programação continua nesta quarta-feira (10), às 16 horas, com a palestra "Exoplanetas", do professor do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), Eduardo Janot, no Auditório do IFGW. Na quinta-feira (11), às 15h30, será exibido o episódio da série Cosmos "Os limites do oceano cósmico", no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas.
Para mais detalhes, acompanhe o Instituto de Pesquisas Científicas nas redes sociais.