Uma viagem de trem entre as cidades de Ouro Preto e Mariana, realizada já há alguns anos, inspirou na compositora e professora de música da Unicamp, Denise Garcia, uma obra que transporta para a sala de concerto apitos, freios e certo saudosismo. Quem já viveu a experiência da viagem reconhece imediatamente. A composição é parte do disco “Teuto Brasileiro – Obras Contemporâneas para Trompete Solo com Orquestra Sinfônica e Grupos de Câmara”, com o solista e também professor do Instituto de Artes (IA) Paulo Ronqui, regência de Knut Andreas e os grupos Metallumfonia e Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU). O CD foi lançado em um concerto na Casa do Lago no dia primeiro de novembro, já está disponível para acesso no Youtube, e em breve será disponibilizado nas plataformas digitais de música.
Além de Denise Garcia o trabalho reúne obras de mais três compositores: o professor aposentado da Unicamp Raul do Valle e os alemães Frank Petzold e Gisbert Näter. Segundo Paulo Ronqui, trata-se de um projeto internacional e interinstitucional que envolve a Unicamp por meio do IA e o Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC), a Prefeitura Municipal de Campinas e o Governo do Estado de Bradenburgo, com a Orquestra Sinfônica Collegium musicum Potsdam, além da Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim.
Ouça aqui o CD completo:
Faixa 1. Andante - Allegro
Faixa 2. Adagio
Faixa 3. Moderato - Vivace
Faixa 4. Allegro
Faixa 5. Lento
Faixa 6. Allegro Vivace
Faixa Ouro Preto Mariana
Faixa 7. Fanfarra
Faixa 8. Coral
Faixa 9. Uma Pantomina
“A ideia para o trabalho surgiu de duas viagens que fiz para a Alemanha a convite do maestro Knut, que já tem um projeto Brandenburgo Brasil. Sugeri de gravarmos um CD que contemplasse obras de compositores brasileiros e alemães com o trompete. O projeto foi contemplado no Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC)", comentou o trompetista e professor. Segundo ele, os compositores brasileiros ligados à Universidade foram escolhidos como forma de homenageá-los e colocar a Unicamp em evidência.
Os compositores alemães foram escolhidos pelo maestro alemão. “Knut Andreas escolheu um dos compositores mais famosos do estado de Brandenburgo e Frank Petzold, que transita muito bem entre a música erudita e a música popular” destacou Paulo Ronqui. Os compositores estiveram no Brasil para os ensaios e gravação do disco realizada no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).