No final de novembro, o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados), em parceria com o Facebook, lançou a bot Salam Nuri – um robô virtual que, através de conversas pelo Messenger, busca sensibilizar o público sobre a realidade enfrentada pelas pessoas em situação de refúgio. O avatar da personagem foi criado pela aluna do segundo ano de Midialogia da Unicamp, Bárbara Daniel, por meio de um concurso organizado pela Comissão de Cultura da Cátedra Sérgio Vieira de Mello.
Nesta edição do programa “Conexão Ciência”, da Rádio Unicamp, a historiadora Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, responsável pelas ações culturais da Cátedra para Refugiados da Unicamp, juntamente com a aluna Bárbara Daniel, trazem mais detalhes sobre essa iniciativa e também sobre a atuação da Unicamp nesse tema. O programa também contou com a participação de Miguel Pachioni, Assistente de Informação Pública do ACNUR.
Segundo o ACNUR, a história da refugiada síria virtual Salam Nuri – que em árabe significa paz – reflete a realidade de deslocamento forçado que impacta a vida de milhares de pessoas que vivem em situação de refúgio. No Brasil, a agência da ONU para refugiados estima que vivam atualmente cerca de 10 mil refugiados, sendo 39% deles provenientes da Síria.
Esta edição do “Conexão Ciência” vai ao ar pela Rádio Unicamp na quarta-feira (12/12), às 13 horas.
Também é possível ouvir o programa na íntegra clicando aqui.