A Editora da Unicamp lançou nesta quinta-feira (11), o segundo edital para a seleção de livros a serem publicados em 2020 e 2021. Esta ação visa estimular docentes e pesquisadores a apresentarem propostas para a produção de livros associados a disciplinas de graduação. A Editora está interessada em publicar obras dirigidas a estudantes de graduação e fará uma seleção de livros originais em todas as áreas do conhecimento. Os autores deverão ter o título de doutor e podem ser vinculados a quaisquer instituições de ensino superior do país.
Para a professora Márcia Abreu, diretora da Editora, “o objetivo é valorizar o ensino de graduação e a produção intelectual dos docentes que se dedicam a ele”. Ela acrescenta que "este ano o prazo para submissão de propostas é bem maior, praticamente um ano, para que os colegas tenham tempo de organizar o material com calma."
O primeiro edital foi lançado em outubro de 2018 e, na ocasião, o reitor da Unicamp, professor Marcelo Knobel, destacou ser uma iniciativa que buscava “modernizar os procedimentos da Editora e permitir à comunidade docente oportunidades de publicação de obras de interesse geral, por meio de um processo competitivo comum em todas as áreas do conhecimento”.
O Edital 2018, que se encontra em fase de avaliação, recebeu 21 propostas. O resultado será conhecido em 24 de junho próximo e começarão a ser lançados no final do ano.
Os interessados em participar do Edital 2019 deverão acessar o site da Editora para obter informações completas. As inscrições vão de 11 de abril de 2019 a 1º de março de 2020. Os originais aprovados pelo Conselho Editorial serão objeto de avaliação de mérito por dois assessores ad hoc, que emitirão seus pareceres considerando a correção, a adequação, a originalidade, a relevância e a viabilidade técnica dos originais. Os pareceres serão examinados pelo Conselho Editorial, que selecionará até 10 livros para publicação no biênio 2020-2021. O resultado será divulgado em 19 de junho de 2020.