Brito Cruz é eleito chair do Governing Board do GRC

Brito Cruz, diretor científico da Fapesp. Foto: Piu Dip/Agência Fapesp
Brito Cruz, diretor científico da Fapesp. Foto: Piu Dip/Agência Fapesp

Eduardo Geraque e Karina Toledo  |  Agência FAPESP – Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, foi eleito chair do Governing Board do Global Research Council (GRC) – uma espécie de conselho diretor da instituição. Brito Cruz substituiu Vladislav Panchenko, presidente da Russian Foundation for Basic Research (RFBR), da Rússia. O mandato será de um ano.

Constituído em 2012, o GRC reúne os chefes das principais agências de financiamento à pesquisa do mundo, com o objetivo de promover e compartilhar dados e melhores práticas para a colaboração de alta qualidade entre seus participantes. A reunião anual de 2019 será encerrada nesta sexta-feira (03/05), em São Paulo. 

“Brito se prontificou a sediar a reunião aqui em São Paulo. Ele já é membro do Governing Board há algum tempo e agora foi eleito como chair para o próximo ano. É uma honra que ele merece. Estamos animados com isso, pensamos que ele trará uma nova energia. Todos sabemos que ele tem várias boas ideias”, disse France Córdova, presidente da National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos.

“É uma decisão que reconhece a importância da FAPESP em termos mundiais. Nós temos parcerias com as mais importantes agências de fomento do mundo”, disse Brito Cruz.

Engenheiro eletrônico e físico, Brito Cruz é professor no Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde foi reitor de 2002 a 2005.

Graduou-se em engenharia eletrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Obteve os títulos de mestre e de doutor no IFGW, onde leciona desde 1982. Atualmente, é professor titular no Departamento de Eletrônica Quântica.

Brito Cruz foi pesquisador visitante no Laboratório de Óptica Quântica da Universitá di Roma, no Laboratório de Pesquisa em Femtossegundo da Universitè Pierre et Marie Curie e pesquisador residente nos AT&T's Bell Laboratories em Holmdel, New Jersey.

Na Unicamp, foi diretor do IFGW de 1991 a 1994 e de 1998 a 2002, pró-reitor de Pesquisa de 1994 a 1998 e reitor de 2002 a 2005. Foi presidente da FAPESP de 1996 a 2002.

Brito Cruz é membro da Academia Brasileira de Ciências e é Fellow da American Association for the Advancement of Science. Recebeu a Ordre des Palmes Academiques da França, a Ordem do Mérito Científico do Brasil e a Ordem do Império Britânico (OBE) em 2015.

Segundo Euclides de Mesquita Neto, da coordenação adjunta para Programas Especiais e Colaborações em Pesquisa da FAPESP, “essa é uma posição de liderança dentro do Governing Board, que por sua vez já é composto por um conjunto de lideranças. São três membros eleitos de cada uma das cinco regiões do mundo, com base na sua capacidade de representação e de articulação", disse.

"É um reconhecimento bastante importante, tanto da figura do professor Brito como também do trabalho que a FAPESP tem feito”, afirma Mesquita Neto, que é membro do grupo de apoio executivo do GRC (Executive Support Group).

Mais informações sobre a 8ª Reunião Anual do Global Research Council: www.fapesp.br/eventos/grc.
 

 

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

Imagem de capa
Brito Cruz, diretor científico da Fapesp. Foto: Antonio Scarpinetti

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional

A aula show com o chef e gastrólogo Tibério Gil sobre o papel da nutrição e da gastronomia na saúde da mulher contemporânea, nesta quinta-feira (7), abriu a programação que se estede até sexta-feira (8)

Atualidades

Segundo Maria Luiza Moretti, apesar do avanço verificado nos últimos anos, a ocupação de cargos de comando ainda é desigual entre homens e mulheres

Serão quatro anos de parceria, com seis vagas oferecidas a cada ano nos dois primeiros períodos; a oferta sobe para nove beneficiados nos dois anos seguintes

As publicações são divididas de maneira didática nos temas Saúde Geral da Mulher, Saúde Reprodutiva, Saúde Obstétrica e Saúde da Mulher Adolescente

Cultura & Sociedade

Para o reitor Antonio Meirelles, é necessário um compromisso político em favor da solução e o Brasil pode ter um papel de extrema importância nas soluções ambientais globais 

 

Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004