
A Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), cujo objetivo é fortalecer o pensamento científico como base de consolidação da sociedade paulista, acaba de indicar três docentes da Unicamp como membros afiliados da entidade.
Os professores Daniel Martins-de-Souza e Pedro Manoel Mendes Moraes Vieira, do Instituto de Biologia (IB) e Lázaro A. Padilha, do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) permanecerão como membros afiliados por um período de cinco anos e passam a ter o direito de participar de todas as atividades da Aciesp.
Segundo o professor Daniel Souza, a representação posiciona a Unicamp no fórum dos cientistas mais destacados do Estado. “A eleição de docentes da Unicamp reflete a qualidade nas contratações de jovens pesquisadores que aqui ficarão por algumas décadas”, define.
Uma das principais questões em discussão na Academia tem sido a defesa das universidades públicas paulistas. Em Carta Aberta divulgada no início de maio sobre a abertura da CPI da Assembleia Legislativa de São Paulo, a Aciesp declara ser “ilusão, talvez um delírio, achar que no meio destes três gigantes complexos e obsessivos por produzir conhecimento exista um aparelhamento político”. E argumenta ainda que "Se a CPI das Universidades fizer as perguntas certas e se informar adequadamente, seu resultado provavelmente será o de tornar as universidades paulistas ainda mais fortes".
Leia na íntegra Carta Aberta da Aciesp
Leia posicionamento da Aciesp sobre cortes nas bolsas Capes