Com a deixa “Falar de povos indígenas na universidade pública é um ato de resistência”, a jornalista da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), Juliana Sangion, abriu a exibição do documentário “Purãga Pesika – um encontro de boas-vindas” na noite de quarta-feira, dia 12 de junho, no Sesc-Campinas. Ela dirigiu o filme durante a aplicação das provas do primeiro vestibular indígena da Unicamp. A viagem a São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas – local com maior número de inscritos para o exame, realizado no final de novembro de 2018 – resultou em uma produção de 71 minutos que mostra o cotidiano de alguns estudantes que participaram desse marco histórico, as expectativas em relação à prova e à vida universitária. O lançamento do vídeo, produzido pela Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) em parceria com a Comvest, teve presença de público externo e dos próprios estudantes indígenas que participaram da produção.
O nome do filme, na língua Nheengatu, significa “bem-vindos”. Nesse contexto, José Alves de Freitas Neto, coordenador da Comvest, salienta “a experiência inédita da Unicamp em buscar maior representatividade entre seus estudantes e o esforço dos indígenas em se preparar e, ao serem aprovados, vir à universidade”. Juliana Sangion explica que a conclusão do documentário veio após alguns meses. “Não sabíamos quais estudantes passariam na prova, por isso foi necessário acompanhar o que aconteceu com cada personagem e como começou, de fato, a vida universitária de alguns deles”. Ela destaca ainda que a proposta do filme não foi apenas registrar o primeiro vestibular indígena da Unicamp, mas “ser uma ferramenta de discussão de questões como inclusão e diversidade dentro do cenário social e político do país”.
Cássio Quitério, responsável pela programação de cinema e literatura do Sesc-Campinas, explica o interesse em sediar a estreia do documentário, já que o espaço tem programação regular de produções audiovisuais locais e alternativas ao circuito comercial. “Nossa proposta é permitir que conteúdos acadêmicos possam chegar a outros públicos e despertar reflexões”, comenta. “Purãga Pesika” já está disponível no canal da TV Unicamp no Youtube e, em breve, vai ser exibido no Canal Universitário Campinas e em TVs parceiras.
O desafio de produzir e aplicar as provas
São Gabriel da Cachoeira fica a 850 quilômetros de Manaus, no meio da Floresta Amazônica. O clima úmido e quente e o transporte dentro das comunidades foram alguns desafios enfrentados pela equipe durante a expedição. Kleber Pirota, coordenador de Logística da Comvest, destaca que, além de “guiar” a equipe na produção audiovisual, tinha a responsabilidade com a segurança das provas impressas e a com aplicação das mesmas, dias depois de embarcar no Aeroporto de Viracopos. “Ao ver essas imagens, revivo uma experiência ímpar”, comemora o professor. Na produção do filme, Juliana foi acompanhada também por João Ricardo Boi, cinegrafista da TV Unicamp. “O trabalho começava às 5h e terminava à meia noite, entre deslocamentos, captação de imagens e depoimentos”, comenta. Antonio Scarpinetti, fotógrafo da Ascom, fez imagens de apoio para o documentário e voltou também com um amplo acervo fotográfico da viagem, que resultou em exposição. “Visitar comunidades, navegar pelo Rio Negro e vivenciar outras culturas compuseram uma experiência inesquecível para todos nós”, conclui.
Na tela e nas salas de aula
“Tive muita saudade da minha família no começo, mas agora estou adaptado. Pretendo voltar à comunidade para aplicar o conhecimento adquirido”
“Já consigo, após um semestre, digerir essas descobertas e novidades que os professores nos trazem. O vestibular indígena é um sonho realizado”
Making of
Ouça os PodCasts
Juliana Sangion
José Alves de Freitas Neto
Kleber Pirota
João Ricardo Boi
Antonio Scarpinetti
Assista ao trailer
Assista ao documentário, na íntegra
Duração: 70min39seg
Gênero: Documentário
Roteiro e Direção: Juliana Sangion
Imagens: João Ricardo Boi
Montagem e edição: Kleber Casablanca
Imagens de apoio: Antonio Scarpinetti e Ricardo Adorno