Foi inaugurada nesta segunda-feira (24) a nova sede da Editora da Unicamp. Localizada no terceiro andar da Biblioteca Central Cesar Lattes, o espaço foi reformado para receber os funcionários da Editora. “Essa mudança de espaço simboliza uma nova etapa da Editora, com novos processos, novas metas e vontade de tornar a Editora cada vez mais forte”, afirmou sua diretora executiva Márcia Azevedo de Abreu.
Na cerimônia de inauguração, o reitor Marcelo Knobel ressaltou a importância de Editora para a Universidade. “As editoras universitárias são fundamentais. A Editora da Unicamp é moderna, atuante e tem conseguindo números expressivos, apesar das dificuldades do mercado editorial. A melhoria do espaço físico visa proporcionar melhores condições de trabalho para seus funcionários e, revitalizando a infraestrutura, aumentar ainda mais seu impacto”, afirmou Knobel.
Teresa Atvars, coordenadora geral da Unicamp, lembrou em sua fala a importância atribuída por Zeferino Vaz ao prédio da Biblioteca Central. “Ele dizia que os prédios da Universidade deviam ser bastante simples e funcionais, mas que a Biblioteca Central deveria ser um edifício monumental e no centro da Universidade”, pontuou.
“Ter uma editora universitária forte é central para que a universidade cumpra seu papel de produzir e difundir o conhecimento”, destacou Marcia Azevedo de Abreu. Para ela, o novo ambiente reflete essa força. “A universidade pública e a pesquisa estão sob ataque, neste momento, no Brasil. A Editora é um lugar importante de resistência e de fortalecimento do papel da universidade pública como produtora de conhecimento”, enfatizou.