A aluna de Pós-Graduação Mabelle de Freitas Monteiro conquistou o primeiro lugar, na categoria pesquisa clínica, do Prêmio Hatton na IADR (International Association for Dental Research). A premiação ocorreu durante o encontro anual do IADR, considerado o maior congresso de Odontologia do mundo. Este ano, o Centro de Convenções de Vancouver, no Canadá, sediou o evento entre os dias 19 e 22 de junho.
A pesquisa vencedora tem como título “Resilience to microbial shift in children from periodontitis parents” e foi orientada pelo professor Renato Corrêa Viana Casarin, da área de Periodontia. O estudo de doutorado desenvolvido por Mabelle Monteiro demonstrou que as bactérias presentes na boca dos pais são determinantes na colonização oral de seus filhos, o que sugere que a condição periodontal das crianças é diretamente influenciada pela saúde periodontal dos pais.
O IADR Unilever Hatton Competition and Award, trata de uma competição cujo objetivo é promover os melhores jovens pesquisadores das diversas áreas da odontologia das divisões que compõem o IADR. Nesta edição, concorreram 58 pesquisadores de diferentes instituições do mundo das 31 divisões do IADR.
Nos últimos quinze anos, apenas, duas outras pesquisadoras foram agraciadas com este mesmo prêmio. Em 2011, Luciana Branco de Almeida, também da FOP, conquistou o primeiro lugar em pesquisa de ciência básica e, em 2015, Juliana Delben, da Unesp de Araraquara, alcançou o segundo lugar em ciência básica.
Leia matéria na íntegra no site da FOP.