A integração de pessoal e de sistemas é um dos maiores desafios para a área de Tecnologia da Informação (TI) da Unicamp. A governança de TI, com o objetivo de viabilizar a "Unicamp Digital 2020", é um dos assuntos tratados na 8ª edição do Cinfotec Unicamp - Comunicação, Informação e Tecnologia. No segundo dia do evento, nesta quinta-feira (27), estão programadas a palestra "Nanomagnetismo e os Desafios da Gravação Magnética", pelo reitor da Unicamp, Marcelo Knobel e "Fatores comportamentais que travam o desenvolvimento humano", pelo professor Leandro Karnal.
O evento foi aberto na manhã desta quarta-feira, (26) no Centro de Convenções da Unicamp com uma palestra do professor Paulo Licio de Geus, um dos responsáveis pela Coordenadoria Integrada de Tecnologia da Informação e Comunicação (Citic). Ele falou sobre a situação atual da Unicamp e os alvos desejados para alcançar a Universidade Digital.
Segundo o coordenador da Citic, Sandro Rigo o objeivo do Cinfotec é fazer com que experiências desenvolvidas muitas vezes de maneira independente na Unicamp possam chegar a um número maior de profissionais. Rigo destacou que essa edição da Cinfotec teve as inscrições encerradas, com todos os lugares esgotados, em dez dias, devido à grande procura do público. "Hoje em dia praticamente todo mundo depende de um profissional de TI. Todas as áreas e projetos envolvem computação. Nosso desafio é atender com qualidade todas essas frentes que são muitas vezes muito diferentes", salientou o docente.
A edição também trouxe várias novidades. De acordo com a diretora de comunicação do Centro de Computação da Unicamp (CCUEC), Simone Fernanda Turati, pela primeira vez foram disponibilizados previamente os cases de sucesso para votação. A premiação dos três cases vencedores ocorreu no período da tarde de quarta-feira. Em primeiro lugar venceu o case "Redes WIFI para Internet das Coisas (IOT) na Unicamp" de Aurélio Arruda, Rachel Paschoalino, Ricardo Bueno e Sandra Souza do CCUEC. "Um livro para todos: uma publicação transmídia e acessível", elaborado pelas professoras Ana Regina Cupershmid, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) e Márcia Abreu, diretora da Editora da Unicamp conquistou o segundo lugar nas votações. O terceiro lugar ficou para o case "Smart Lock IOT fechadura inteligente", de Thaís Rodrigues Bezerra, Ricardo Antunes Barbosa, ambos da Prefeitura Universitária.