Enactus de Campinas e de Limeira são premiadas em evento nacional

A Enactus Unicamp de Campinas e de Limeira foram premiadas durante o Evento Nacional Enactus Brasil, ocorrido entre os dias 17 e 19 de julho, em São Paulo. Trata-se de uma competição entre as redes universitárias que reuniu, este ano, mais de 1.500 estudantes, professores e empresários com o objetivo de mostrar as ações e projetos sem fins lucrativos desenvolvidos junto à sociedade.

Projeto Pureco do Time Enactus Unicamp recebeu o Prêmio ODS - 5
Time Enactus Unicamp foi contemplado com o Prêmio ODS - 5 pelo aplicativo de faxinas Pureco

A Enactus Unicamp Campinas recebeu o prêmio pelo aplicativo Pureco, na categoria Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), número 5, que corresponde ao Objetivo Igualdade de Gênero. O aplicativo recruta as mulheres cadastradas moradoras do Jardim Santa Mônica e do Jardim São Marcos para fazerem faxina na casa de estudantes da Unicamp na região de Barão Geraldo.

“Pra nós mais do que sermos reconhecidos é poder mostrar o crescimento e os resultados obtidos”, destaca Luciana de Aguiar Dias, presidente da equipe de Campinas. Ela comemora que em um ano de funcionamento o aplicativo já rendeu quase R$ 35 mil, valor totalmente entregue para a comunidade. “É um retorno importante para aquelas mulheres”, celebra. O time de Campinas possui outros três projetos e envolve 40 estudantes.

Projeto Nunca é tarde para aprender do Time Enactus Limeira ganhou o Prêmio ODS - 3
Time Enactus Limeira ganhou o Prêmio ODS - 3 com o projeto Nunca é tarde para aprender

A Enactus Unicamp Limeira foi contemplada também na categoria dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mas a de número 3, que corresponde ao Objetivo Saúde e Bem-estar, com o projeto Nunca é tarde para aprender. O projeto consiste na inclusão digital de idosos, realizado em parceria com a Câmara de Vereadores de Limeira e são oferecidas instruções básicas para os idosos usarem o celular. Os cursos já atenderam 75 pessoas, em um cronograma básico que incluí orientações para produzir fotos, baixar aplicativos e utilizar as redes sociais pelo celular.

“A iniciativa nasceu na própria comunidade, pois temos como premissa desenvolver projetos que atendam às suas demandas”, explica Beatriz Lima Sgobi, presidente da equipe de Limeira. Para ela, os verdadeiros premiados são os participantes dos cursos que abraçaram a ideia e contribuíram para o resultado alcançado. A Enactus Limeira possui, atualmente, oito projetos em desenvolvimento, com 57 estudantes participantes.

Troféus Além dos prêmios na categoria ODS que reconheceu 17 projetos que tiveram resultados notáveis em sua aplicação e faz uma alusão aos objetivos preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), as equipes de Campinas e Limeira foram semifinalistas no campeonato nacional. Ficaram entre os 16 melhores times, dentre os 230 participantes da competição. Cada equipe tem a oportunidade de apresentar seus trabalhos e mostrar os resultados para uma bancada de juízes composta por empreendedores, executivos e agentes do governo.

Leia matérias sobre o trabalho dos times Enactus de Campinas e Limeira:

Enactus em nova série da TV Unicamp

Projetos sociais da Enactus Unicamp impactam comunidade de Campinas

Mulheres do projeto Madrepérola da Enactus Unicamp são capacitadas para abrirem empresas

TV Unicamp desta projetos da Enactus Limeira

Cultivando hortas completa dois anos na Enactus Limeira

Imagem de capa
Equipes celebram premiação

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”