Nota do CRUESP em apoio ao INPE

NOTA DO CRUESP EM APOIO AO INPE

O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (CRUESP) externa a sua indignação com o ataque ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e ao seu diretor, o professor Ricardo Galvão.

A credibilidade e respeitabilidade das instituições e dos pesquisadores são conquistadas através do tempo e devem-se à sua tradição de sempre divulgar resultados fidedignos.

Macular o renome conquistado pelo INPE e pelo professor Galvão é desmerecer as instituições e enfraquecer a reputação da pesquisa nacional, prejudicando a imagem do país no exterior. Aliás, referente à imagem do país, fiscalizar o desmatamento trará resultados mais positivos do que contestar a sua divulgação.

O CRUESP solicita respeito e consideração às instituições científicas nacionais e aos seus pesquisadores, que, mesmo enfrentando dificuldades inerentes a um país em desenvolvimento, conseguem produzir pesquisas respeitadas internacionalmente.

São Paulo, 23 de julho de 2019.
Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas