O professor emérito da Unicamp Maurício Knobel (1923-2008) será homenageado com o título de Professor Honorário Post-Mortem pela Universidade de Buenos Aires (UBA), em cerimônia a ser realizada nesta quinta-feira (8/8). O reitor da Unicamp Marcelo Knobel participará da homenagem póstuma ao seu pai nas dependências da UBA, na capital argentina.
O título a ser concedido ao médico e psiquiatra, equivalente ao de Professor Emérito, soma-se a outros inúmeros prêmios e honrarias recebidos ao longo de sua trajetória acadêmica. Publicou mais de 300 trabalhos científicos, além de ter escrito 52 capítulos de livros e 12 livros na sua área de especialidade, entre os quais Adolescência e família (1971), A adolescência e a família atual (1981) e Orientação Familiar (1992). Em 2006, o psiquiatra doou de seu acervo pessoal 1.370 títulos à Área de Coleções Especiais da Biblioteca Central Cesar Lattes da Unicamp.
Nascido na Argentina, Maurício Knobel naturalizou-se brasileiro em 1985. Sua formação foi em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Nacional de Buenos Aires. Fez especialização em psiquiatria infantil pela Associação Norte-Americana de Clínicas Psiquiátricas para crianças e residência em psiquiatria na Greater Kansas City Mental Foundation, ambas nos Estados Unidos. De volta à Argentina, conquistou a cadeira de professor titular e diretor do Instituto de Psicologia da Universidade Nacional de La Plata. Na Universidade Nacional de Buenos Aires foi professor titular do Instituto de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Letras.
A convite do então reitor Zeferino Vaz, Maurício Knobel chegou à Unicamp, em 1976, para chefiar o Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). No Departamento, estruturou equipes de ensino, enfermarias e abriu os caminhos para o desenvolvimento de pesquisas. Lecionou na FCM por 16 anos, orientando centenas de teses. Em 1992, aposentou-se aos 70 anos de idade e, em 1993 o Conselho Universitário (Consu) da Unicamp concedeu ao médico e psiquiatra o título de professor emérito. Maurício Knobel faleceu em janeiro de 2008 aos 84 anos de idade. Era casado com a psicóloga e pesquisadora Clara Knobel e teve quatro filhos, Roxana, Hernando, Joseph e Marcelo.
Leia mais sobre Maurício Knobel
Maurício Knobel puxa o fio da memória
Festejado, Knobel chega aos 70 - página 10
Entrevista: Vir para a FCM mudou minha vida radicalmente
Maurício Knobel recebe título internacional
Novo método abrevia tratamento psicoterápico - página 8