Programa aluno-artista lança 9ª edição

Autoria
Edição de imagem
Projeto Naidí toca na sala do Consu
Projeto Naidí toca na sala do Consu

O espaço mais formal e importante da Unicamp, a sala do Conselho Universitário, encheu-se de música e descontração na última sexta-feira (2), no lançamento da 9ª Edição do Programa aluno-artista. Promovido pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), o programa visa incentivar a produção artística e cultural dos alunos de cursos de graduação da Unicamp, através da concessão de bolsas para o desenvolvimento de projetos. O programa integra as ações de apoio à permanência estudantil na Universidade.

Durante a cerimônia, o reitor Marcelo Knobel destacou a qualidade dos trabalhos que teve oportunidade de ver ao longo do ano e conclamou os estudantes a defenderem a Universidade com sua arte. “Vocês são vitrines importantes para a universidade e, mais do que nunca, precisamos mostrar para a sociedade a importância da universidade pública, autônoma e de qualidade”, afirmou.

reitor entrega certificado
Reitor Marcelo Knobel entrega certificado a participantes da 8a edição do programa

A pró-reitora de graduação, Eliana Amaral, ressaltou a importância da arte para o ambiente acadêmico. “É muito bom ver a sala cheia de estudantes que empenhados em projetos que vão contribuir, não apenas para seu desenvolvimento acadêmico, mas para criar um ambiente mais empático dentro da Universidade. Isso faz toda a diferença numa universidade. O ambiente educacional é um dos fatores mais importantes para o bom desempenho dos estudantes”, afirmou.

pro-reitora fala
A pró-reitora de graduação, Eliana Amaral, parabenizou os estudantes

Os projetos desta edição incluem as áreas de música, poesia, artes-cênicas, artes visuais e audiovisuais, envolvendo estudantes dos mais diversos cursos da Universidade. “Nessa edição, temos pela primeira vez projetos da FT e da FCA contemplados, um de música, outro de artes visuais”, contou Maria Claudia Alves Guimarães, Assessora Cultural do SAE, que é responsável pelo acompanhamento dos estudantes durante o desenvolvimento dos projetos.

“Na edição passada tivermos algumas inovações. Uma delas é a realização da Mostra Aluno-arista realizada no Cilco Básico, na Casa do Lago,  no Instituto de Artes,  e também nos campi de Piracicaba e Limeira, FOP,  FT e FCA”, relatou a coordenadora do SAE, Helena Altmann.

Outra novidade da última edição, que se mantem, é a parceria com o Sesc, no projeto "Pra começo de conversa". Por meio dela, os estudantes tem oportunidade de apresentar seus trabalhos no Sesc, após concluído o projeto na Unicamp. “Ele visa dar continuidade ao projeto do aluno-artista”, explicou Claudia. Nessa etapa os alunos tem contato com outras etapas do processo artístico, como a produção e a técnica, além de receberem do Sesc pelas apresentações.

mluejr fala
Helena Altmann é coordenadora do SAE

Durante a cerimônia, foram homenageados os estudantes que concluíram os projetos da 8ª edição e apresentados os novos proponentes. O encerramento ficou a cargo do Projeto Naidí, que contagiou a todos com seu balanço latino.

Projeto Naidí se apresenta na sala do Consu
Projeto Naidí se apresenta na sala do Consu
estudante acompanha apresentação
Projeto Naidí se apresenta na sala do Consu
Aluno-artista
 Maria Claudia Alves Guimarães acompanha de perto o desenvolvimento dos projetos
Imagem de capa
Projeto Naidí toca na sala do Consu

Projeto Naidí toca na sala do Consu

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional

A aula show com o chef e gastrólogo Tibério Gil sobre o papel da nutrição e da gastronomia na saúde da mulher contemporânea, nesta quinta-feira (7), abriu a programação que se estede até sexta-feira (8)

Atualidades

Segundo Maria Luiza Moretti, apesar do avanço verificado nos últimos anos, a ocupação de cargos de comando ainda é desigual entre homens e mulheres

Serão quatro anos de parceria, com seis vagas oferecidas a cada ano nos dois primeiros períodos; a oferta sobe para nove beneficiados nos dois anos seguintes

As publicações são divididas de maneira didática nos temas Saúde Geral da Mulher, Saúde Reprodutiva, Saúde Obstétrica e Saúde da Mulher Adolescente

Cultura & Sociedade

Para o reitor Antonio Meirelles, é necessário um compromisso político em favor da solução e o Brasil pode ter um papel de extrema importância nas soluções ambientais globais 

 

Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004