Os conselhos universitários da USP, Unicamp e Unesp aprovaram uma moção de apoio à autonomia de gestão administrativa e financeira das universidades estaduais públicas paulistas nesta quinta-feira (15), durante reunião extraordinária das três instituições.
Três décadas após a publicação do decreto governamental que instituiu a autonomia universitária, em fevereiro de 1989, os conselheiros se reuniram na capital paulista, no campus da USP da Cidade Universitária, para discutir a importância de uma gestão autônoma e a necessidade de aperfeiçoamento do sistema universitário estadual paulista.
Foi a primeira vez na história que os três conselhos universitários participaram de uma reunião conjunta, que contou com a presença de 195 conselheiros das três instituições no Auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP. A moção foi aprovada por ampla maioria de 192 votos favoráveis e 3 abstenções. Em separado, a USP contabilizou 77 votos favoráveis e 3 abstenções; a Unesp teve 59 votos favoráveis e a Unicamp, 56.
Presidido pelo reitor da Unicamp, Marcelo Knobel – atual presidente do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) –, o conselho extraordinário também teve a presença dos reitores Vahan Agopyan (USP) e Sandro Valentini (Unesp).
Fizeram uso da palavra docentes representantes dos conselhos das três universidades, Floriano Peixoto de Azevedo Marques Neto (USP), João Frederico da Costa Azevedo Meyer (Unicamp) e José Alexandre de Jesus Perinotto (Unesp), além do professor Wagner Romão, presidente da Associação de Docentes da Unicamp (Adunicamp), representando o Fórum das Seis.
Após a reunião, acontece no mesmo local o evento “Autonomia de Gestão Financeira – 30 anos”, resgatando as iniciativas históricas e as mobilizações que culminaram nesse modelo inédito. A programação do encontro também contará com debates sobre o atual cenário e balanços sobre as conquistas acadêmicas e administrativas ao longo de 30 anos de vigência.
Leia a Moção aprovada na íntegra.