Um consórcio desenvolvido por várias faculdades de medicina tem como objetivo possibilitar a formação de massa crítica docente para desenvolver e implantar a avaliação programática dos estudantes. A união envolve as faculdades de Medicina da Unicamp, Universidade de São Paulo (campus de Ribeirão Preto), Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de Minas Gerais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e Universidade de Passo Fundo que contam com um financiamento do Latin America Grants Program Committee (LAGPC) do National Board of Medical Examiners (NBME).
“A meta é que cada instituição crie comitês de avaliações institucionais, produza planos consistentes de avaliação programática em seus cursos, com métodos e técnicas mais objetivos e adequados de avaliação formativa, que levem em conta os conhecimentos, teóricos e práticos e as habilidades clínicas dos estudantes”, explica a pró-reitora de Graduação da Unicamp e membro do Latin America Grants Program Committee do NBME, professora Eliana Martorano Amaral.
“Embora o curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) seja de excelência, há certamente espaços de aprimoramento, sendo a qualificação do processo de avaliação um dos mais relevantes, por seu efeito indutor positivo em todo o processo de ensino”, comenta o coordenador do Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Educação Médica (Napem) da FCM, Erich Vinícius de Paula.
De acordo com Erich, no mundo todo, a avaliação do ensino médico é entendida como um dos aspectos mais importantes do ensino, o que se reflete na quantidade de novos instrumentos e novos modelos para avaliar o aprendizado do aluno. “De uma forma geral, um dos elementos centrais de todos estes modelos é o uso da avaliação não apenas como momento de verificação da aprendizagem, mas também como uma estratégia para facilitar a compreensão e retenção de novos conhecimentos”, comenta. No entanto, destaca o coordenador do Napem, uma etapa essencial para a implementação destes modelos é a qualificação do corpo docente na aplicação destas novas ferramentas, sendo este um dos principais objetivos do LAGPC.
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