Um grupo de estudantes da Faculdade de Tecnologia (FT), em Limeira, está em busca de patrocínio para construir um carro de Fórmula 1600. O projeto foi idealizado pelo aluno do curso de Engenharia de Telecomunicações, Thiago de Almeida. Ele já tem experiência como piloto de kart e pretende representar a Universidade nas competições de F1600 realizadas no Autódromo de Interlagos. As provas são organizadas pela Liga Desportiva de Automobilismo (LDA) de São Paulo e acontecem entre fevereiro e dezembro de 2020.
O projeto já foi enviado para algumas empresas. Para construir o carro, a expectativa é que sejam gastos 75 mil reais. O objetivo dos alunos é, além de competir, aplicar os conhecimentos adquiridos em teoria. “É um projeto de vivência para os estudantes. Também queremos agregar pesquisas relacionadas a materiais que poderão ser testados em usos extremos”, destacou Thiago.
A equipe foi denominada Unicamp Racing Team. Segundo o idealizador, a parte teórica da construção já foi concluída. O veículo deve obedecer aos padrões exigidos pela Liga e um plano de manutenção e de melhorias contínuas. Os alunos contam com o apoio da direção da FT e tiveram a permissão para usar o nome da Universidade nas competições.
O carro de F1600 pode atingir mais de 200 quilômetros por hora. De acordo com os alunos, a categoria 1600 LDA foi escolhida por causa dos seus baixos custos de produção e alta segurança. A maior parte dos componentes vem pronta, ficando para os estudantes a montagem e o desenvolvimento da aerodinâmica, programação da injeção, sensores e telecomunicação.
Os membros da equipe são majoritariamente alunos de cursos de engenharias da Unicamp, mas há estudantes de outras áreas relacionadas. O carro da 1600 é construído sob um chassi tubular em aço, batizado de Mangusto R5 e homologado pela Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP). Por regulamento, os carros devem ter no mínimo 590 kg com o piloto.