A conferência de abertura da sétima edição do Simpósio dos Profissionais da Unicamp (Simtec), ocorrida na tarde de segunda-feira (9), no Centro de Convenções da Unicamp, trouxe para a mesa de debates a importância da profissionalização do servidor público. “É preciso trabalhar com metas e indicadores de desempenho. Realizar uma gestão baseada em resultados. Sair da zona de conforto para se obter um salto de qualidade”, defendeu o diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos. Em sua fala, o diretor mencionou o cenário de crise pelo qual passa as instituições públicas de ensino superior no Brasil. Para ele, é necessário “pensar fora da caixa” e evitar se lamentar com o problema. “Corte o s da crise e a palavra que se forma é crie. O momento é de buscar e encontrar alternativas”, argumentou.
Mozart Ramos foi reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) por duas gestões e secretário estadual de Educação no mesmo estado. No papel de gestor, segundo sua própria definição, precisou “trocar o pneu com o carro em movimento”. Por isso, ele defende que o gestor público deve se preparar e estudar. “É uma atividade difícil gerir uma universidade, um órgão. O tempo é curto para tomar decisões. Diretores, coordenadores e outros cargos de liderança tem que se profissionalizar, estudar e se preparar antes”, avaliou.
Outras duas recomendações deixada pelo ex-reitor da UFPE para a excelência na gestão das universidades públicas diz respeito à necessidade de se comunicar eficientemente com a sociedade para cumprir a sua missão e saber ouvir de tudo, inclusive as críticas. “Elogio não faz crescer”, alegou.
O tema da profissionalização no serviço público também foi abordado pela assessora da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), professora Milena Serafim. Ela acredita que a busca pela excelência no desempenho do serviço público não é atual. “A busca é constante e cíclica”, analisou. A professora considera, no entanto, que seria preciso encontrar estratégias para a continuidade entre um projeto e outro e a perenidade nas propostas de inovações. “As motivações para a organização do Simtec são, justamente, criar mecanismos de perenidade”, destacou.
Segundo a assessora, também professora do curso de Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), divulgar as experiências de cada servidor se torna urgente no cenário atual para que os ataques à categoria se enfraqueçam. “Ao ler os trabalhos que estão sendo apresentados observei que há uma riqueza e um conjunto de conhecimento técnico acumulado. Percebe-se o compromisso com a excelência”, afirmou.
O reitor Marcelo Knobel presidiu a cerimônia de abertura que contou com a presença do pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, professor Francisco de Assis Magalhães Gomes Neto e da presidente da Comissão Organizadora do Simtec, Mônica Rovigatti. Durante a cerimônia foi exibido um vídeo de boas-vindas da coordenadora geral da Universidade e, também coordenadora do Simtec, professora Teresa Atvars, que não pode comparecer ao evento.
A sétima edição do Simtec prossegue até quarta-feira (11) e conta com quatro mesas-redondas, exposição de 300 trabalhos no formato pôster, além de 18 apresentações orais simultâneas e 101 apresentações em um minuto. Em três dias a expectativa é que em torno de 800 servidores participem do evento.
Governo digital – O diretor de Experiências de Usuário da Secretaria de Governo Digital, Joelson Vellozo Júnior, outro convidado da tarde, expôs o desafio do Governo Federal para unificação dos canais digitais em um portal de serviços. Atualmente, são oferecidos mais de três mil serviços em um total de mil e seiscentos sites.
A simplificação dos processos, salientou o diretor, passa pela importância de compreender que sempre há alguém do outro lado do balcão. “É preciso sair da sala e encontrar o usuário, pois a desconexão dos serviços públicos com a sociedade é o que gera a desconfiança da população”, afirmou.
Em julho último o Governo Federal lançou o portal gov.br e a expectativa é que, em 2020, seja o maior portal de serviços governamentais. Neste caso, o cidadão encontraria em um único lugar os sites e serviços e, até mesmo, conteúdo noticioso. Em uma iniciativa inédita, os mais de cem aplicativos do governo podem ser encontrados em uma loja no Google Play. “A ideia é oferecer uma experiência única, agradável e fácil para o cidadão brasileiro nos canais digitais do governo”, reafirmou.