A professora do Instituto de Química (IQ) da Unicamp, Taícia Fill, recebeu, na noite de quinta-feira (10), o prêmio na Mulheres na Ciência 2019. Promovido pela L’Oréal Brasil em parceria com a Unesco e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), o reconhecimento foi entregue a sete mulheres brasileiras. Taícia desenvolve pesquisa para a produção de fungicida natural visando o combate de doenças que acometem a produção brasileira de laranjas e foi recebida pela reitoria ontem (14) para falar sobre o estudo e sobre a premiação.
“Foi incrível o reconhecimento e acho que é importante porque acaba inspirando as outras mulheres, principalmente as mulheres que estão em início de carreira e têm um longo percurso pela frente. A gente sabe que não é fácil, que existem uma série de dificuldades, mas acho que é uma forma de incentivar as jovens professoras”, disse Taícia. Para ela, pesquisar uma alternativa ao uso de agrotóxicos, que são compostos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, é fundamental, até porque os organismos tornam-se resistentes aos agrotóxicos ao longo do tempo.
A reitoria parabenizou a professora, ressaltando que o prêmio é relevante tanto para os pesquisadores como para a Universidade. “Ser reconhecido nacional e internacionalmente por meio desse tipo de premiação, em particular aqui a uma mulher cientista, é importante. Certamente é uma conquista para os pesquisadores e, sem dúvida, é uma alegria para a Unicamp”, afirmou o reitor Marcelo Knobel.