No próximo dia 4 de novembro (segunda-feira), no Centro de Convenções da Unicamp, acontece o encontro Biodiversidade não é problema, é solução!, que reunirá seis dos mais ativos e experientes pesquisadores em biodiversidade, ligados às Universidades e a Institutos de Pesquisas brasileiros. O evento tratará de um dos problemas mais cruciais: a manutenção e a recuperação dos alicerces da biodiversidade no Brasil e no planeta como um todo. A iniciativa é do Programa BIOTA, da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES) e da Diretoria Executiva dos Direitos Humanos da Unicamp.
O professor do Instituto de Biologia e coordenador da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES), Carlos Joly fará a palestra de abertura do evento. Joly é também membro titular da Academia Brasileira de Ciências e do Scientific Advisory Committee (SAC) do Inter-American Institute for Global Change Research (IAI). Será uma apresentação preliminar sobre a importância do tema no atual cenário e, na sequência, Maíra Padgurschi apresentará o Diagnóstico Brasileiro sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, baseado justamente nos resultados da BPBES.
Maíra Padgurschi é membro da rede Ecosystem Services Partnership e da Young Ecosystem Services Specialists. Desde 2015, atua como Secretária Executiva da BPBES e é membro de seu Conselho Técnico-Científico. Realiza, além disso, uma pesquisa de pós-doutorado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) pelo Programa AmazonFACE.
Cristiana Seixas realizará uma palestra intitulada “Contribuições da natureza para a qualidade de vida” dentro da programação do evento. Especialista em gestão ambiental, com ênfase na interface entre recursos naturais e bem-estar social, Cristiana Seixas é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) da Unicamp, co-coordenou o Diagnóstico Regional das Américas da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES) e integra a Coordenação Executiva da BPBES.
No período da tarde, a professora da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) Kayna Agostini, fará um balanço da crescente crise de polinização na agricultura brasileira e Renato Crouzeilles mostrará dados sobre o reflorestamento no Brasil. Vinícius Farjalla, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), incluirá uma variável fundamental no panorama da biodiversidade brasileira, a questão da água.
O sumário para Tomadores de Decisão de todos os diagnósticos que serão apresentados durante o encontro estão disponíveis para download na página da BPBES.
Leia artigo do colunista Luiz Marques sobre o evento publicado no Jornal da Unicamp
Confira a programação.