O ciclo de conferências “A Crise Brasileira” recebe no dia 6 de novembro, às 10 horas, o diplomata Rubens Ricupero para abordar o tema “A Crise das Relações Internacionais” no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Paulistano, exerceu os cargos de ministro do Meio Ambiente e da Amazônia Legal e da Fazenda no governo Itamar Franco (1992-1995) e ocupou a chefia de embaixadas do Brasil em Genebra, Washington e Roma. Organizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IdEA), o evento é a quarta atividade do ciclo, iniciado em setembro.
Para Ricupero, em muitos aspectos a crise das relações exteriores do Brasil é parte de um fenômeno global que afeta o sistema internacional. Apesar de preceder a eleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, essa crise foi acelerada e agravada pelo último pleito norte-americano, afirma o diplomata.
Entre as características do cenário atual, ele aponta a erosão progressiva dos princípios e instituições que deram forma ao sistema internacional desde o final da Segunda Guerra Mundial e a tendência de retrocesso à era de afirmação de interesses nacionalistas de grandes potências, como ocorria antes de 1914. Além disso, cita a competição estratégica entre Estados Unidos e China em todos os domínios – e o risco de pressões sobre os demais países para escolherem um lado ou outro – e a multiplicação de violações da Carta da ONU – como a invasão turca no norte da Síria, as interferências na guerra civil do Iêmen e a reabertura de antigos conflitos na Ásia.
Ricupero relaciona ainda o agravamento das perspectivas para a economia e o comércio e o panorama de crescimento baixo numa América Latina novamente sacudida por movimentos populares de protesto. Segundo o diplomata, “o atual governo brasileiro não é capaz de efetuar um diagnóstico correto dos problemas internacionais e, na base de uma visão de ideologia de extrema direita deturpadora da realidade, tem desenvolvido uma política externa de ruptura com a política independente e equilibrada que o Brasil vinha seguindo há décadas”.
A consequência desse cenário, destaca Ricupero, é o isolamento do Brasil, que passou a ser visto como inimigo do meio ambiente, dos direitos humanos e da maioria das aspirações da comunidade internacional. “Na crise das queimadas na Amazônia, tudo isso apareceu claramente. Aumenta assim o perigo de que a política externa, aí incluída a política ambiental, acabe provocando consequências negativas para a política de retomada da economia, no momento em que ela mais vai precisar do apoio externo.”
Entre 1995 e 2004, Rubens Ricupero ocupou o posto de secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), em Genebra. No mesmo período, foi subsecretário-geral da ONU. Foi também professor de História das Relações Diplomáticas do Brasil no Instituto Rio Branco e de Teoria das Relações Internacionais na Universidade de Brasília (UnB). Na área acadêmica, atualmente é diretor da Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo.
Ele é autor de vários livros e ensaios sobre história da diplomacia, além de obras sobre relações internacionais, desenvolvimento econômico e comércio mundial. Seu livro mais recente é “A Diplomacia na Construção do Brasil - 1750-2016” (Editora Versal), publicado em 2017, que recebeu o Prêmio Senador José Ermírio de Moraes, da Academia Brasileira de Letras, no ano passado.
“A Crise Brasileira” é uma iniciativa que visa a trazer nomes importantes de distintas áreas do conhecimento para a Unicamp como forma de estimular a discussão de temas atuais em busca de diagnósticos e soluções para as diversas crises que afligem a vida do país. Mensalmente, o evento conta com a palestra de um ou dois especialistas, que abordam temas relevantes com espaço para o debate com o público.
Ciclo de Conferências “A Crise Brasileira”
Conferencista: Rubens Ricupero
Tema: “A Crise das Relações Internacionais”
Data: 6 de novembro de 2019
Horário: 10h
Local: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp
Endereço: Rua Tessália Vieira de Camargo, 126, Cidade Universitária, Campinas
Realização: Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp
Inscrições
LEIA MAIS:
Ex-ministro Rubens Ricupero faz conferência sobre “A Crise das Relações Internacionais”
Para Mozart Ramos, universidade precisa ter maior protagonismo na educação básica
Com universidade sob ataque, presidente da Andifes defende esforço mais efetivo de comunicação
Vídeo-íntegra:
Belluzzo defende olhar crítico para crise brasileira que considere conjuntura externa
Vídeo-íntegra:
A Crise Brasileira - Convite de Carlos Vogt