Duas equipes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) foram as vencedoras da edição 2019 do Inova Jovem. As equipes Girls Tech Power na categoria Avaliação da Banca e a Bag Alarm na categoria de Voto Popular ganharam o prêmio oferecido pela Agência de Inovação Inova Unicamp. A etapa final da competição aconteceu na quinta-feira (31/10), durante o InovaCampinas Trade Show, que aconteceu na Expo D. Pedro.
As seis equipes finalistas realizaram seus pitches, apresentações curtas sobre os modelos de negócios para investidores, a fim de defenderem que seus projetos estavam mais bem preparados para introduzir um serviço ou produto no mercado. A competição, que teve dois meses de capacitações, é voltada apenas para alunos de ensino médio regular ou técnico, sendo uma das ações de educação empreendedora da Unicamp, conforme apontou o diretor-executivo da Inova Unicamp, o professor Newton Frateschi:
“O Inova Jovem é muito importante porque ensinamos o pessoal do ensino médio a transformar ideias em algo que tenha impacto socioeconômico. Foi impressionante e gratificante ver, nessa trajetória, o amadurecimento e o profissionalismo que eles apresentaram em seus pitches, demonstrando que há resultado na educação do empreendedorismo e da inovação nessa fase escolar, antes de entrarem na universidade.”, justificou Frateschi.
Essa foi a primeira edição que o Programa teve a categoria de Voto Popular, abrindo para o público presente escolher uma das equipes finalistas, sendo que quem levou o troféu e certificados foi a Bag Alarm, composta pelos alunos Manuela Nicoliello, João Pedro Longhi e Weliny Cabral do IFSP, campus de Campinas. A proposta do time foi um dispositivo que calcula e alerta casos de sobrecarga de mochilas, segundo o peso de cada usuário, evitando o desenvolvimento de doenças por excesso de carga nas costas como lordose ou hérnia de disco.
Já para a principal categoria do Inova Jovem que é a Avaliação da Banca, a equipe premiada com certificados, troféus e mil reais por pessoa foi a Girls Tech Power, formada pelas alunas do IFSP, campus de Bragança Paulista, Raíssa Alves, Livia Silva, Giovanna Mariano, Laura de Godoy e Hellen Turri. A equipe apresentou em seu pitch o serviço de um aplicativo chamado FibroFly, que promove o bem-estar de pessoas com fibromialgia, uma doença crônica generalizada que atinge, principalmente, a musculatura e que, em média, 90% das pessoas diagnosticadas com a doença são mulheres. O aplicativo foi desenvolvido com parcerias de profissionais da saúde que orientaram o time na construção de conteúdo para seis pilares de promoção do bem-estar: frases motivacionais, meditação, exercícios físicos, nutrição, calendário e progresso pessoal.
Assista vídeo produzido pela Secretaria de Comunicação (SEC):
Leia matéria completa publicada no site da Agência de Inovação Inova Unicamp.