
O Colégio Técnico de Limeira (Cotil) da Unicamp formalizou na segunda-feira (18), a parceria de estágio com a Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (Depi) para que os alunos do terceiro ano dos cursos de Edificações e Geodésia e Cartografia participem do programa de georreferenciamento do campus 1 de Limeira. Desde o início do ano, os estudantes já cumprem carga de estágio, auxiliando no processo de mapeamento dos campi da Universidade. A formalização da parceria, porém, aumenta as perspectivas de expansão das áreas a serem mapeadas.
Supervisionados pelos professores do Colégio e profissionais da Depi, os alunos colhem as informações de características físicas e estruturais dos ambientes internos e externos e compilam dados como número e localização das salas, departamentos, descrições de estacionamentos, postes, árvores e outros elementos que integram o projeto. A formalização da parceria, porém, aumenta as perspectivas de expansão das áreas a serem mapeadas pelos estudantes.

O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, destacou a relevância da parceria e lembrou que o mapeamento poderá ser aperfeiçoado de maneira constante, inclusive com o fornecimento de informações ainda mais detalhadas futuramente. Também mencionou que esse trabalho é um dos exemplos de retorno da atividade acadêmica em benefício da sociedade.
O diretor geral do Cotil, José Roberto Ribeiro, mencionou a importância da ampliação das atividades de estágio e da contribuição do Colégio com os demais órgãos da Unicamp.
Segundo Marco Aurélio Pinheiro Lima, diretor executivo da Depi, a participação dos alunos irá enriquecer o processo de planejamento da universidade. “A missão da Unicamp é formar bem seus alunos, mas os alunos também podem ajudar a formar a universidade, de maneira criativa”, enfatizou.