Aproximadamente 100 bonecas negras, adquiridas na fase adulta da colecionadora Loide de Souza Mafra, psicóloga aposentada pelo no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, estarão em exposição nos dias 21 e 22 de novembro, no Hall de entrada da Biblioteca Central “Cesar Lattes” (BCCL), à rua Sérgio Buarque de Holanda, no campus universitário. As visitas são gratuitas.
A exposição é organizada pela Diretoria de Cultura (DCult), orgão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e faz parte do Unicamp Afro, evento que, desde o ínício de novembro, objetiva resgatar e valorizar os traços afro-brasileiros que compõem a construção da identidade do país, através de atividades, como oficinas, palestras e apresentações culturais. O Unicamp Afro será encerrado com a realização da I Feira Afro-Brasileira da Unicamp. [Veja programação completa].
A mostra esteve no Centro Cultural de Inclusão e Integração Cultural (Cis-Guanabara), ocasião em que as bonecas foram mencionadas em uma palestra sobre racismo pela Doutora em Educação e mestre em Psicologia, Kiusam de Oliveira. [Leia]
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3521-1738
(Hélio Costa Júnior)