Com o objetivo de simplificar processos administrativos, a Unicamp colocou em funcionamento mais um sistema totalmente informatizado em sua rotina operacional, o Solicita. Desenvolvido pela equipe de Tecnologia de Informação da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), o programa é voltado para a solicitação da vagas de funcionários, as chamadas vagas não docentes, pelas unidades e órgãos da Universidade.
O Solicita foi colocado no ar no dia 26 de setembro deste ano. Através dele, o pedido de vagas de servidores da carreira de Profissional de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PAEPE) passa a ser feito 100% de forma digital. Além de abolir a utilização de papel no processo e consumir menos tempo nos trâmites, o Solicita permite o acompanhamento de toda a movimentação do pedido via sistema, dando transparência ao procedimento. A equipe responsável pelo sistema foi composta pelos funcionários Aline Ozawa, Felipe Rayel, Silviane Duarte Rodrigues e Rafael Leôncio.
Conforme explica a coordenadora geral da Unicamp, Teresa Atvars, o Solicita é mais um sistema com vistas a desburocratizar processos, alinhado ao planejamento estratégico da Unicamp. “Nós temos um objetivo estratégico dentro da Unicamp que é ter a Universidade digital até 2020. Dentro dessa estratégia, nós começamos a criar um pequeno núcleo de processos e tecnologia da informação dentro da CGU”.
O funcionário responsável pelos trabalhos administrativos da Comissão de Vagas Não Docentes (CVND), Rafael Leôncio, pontua que o novo método facilita um processo que, anteriormente, não possuía uma normatização. “Antes nós tínhamos várias entradas de documentos, que eram entregues na DGRH [Diretoria Geral de Recursos Humanos], na PRDU [Pró-reitoria de Desenvolvimento Universitário] e até mesmo aqui na CGU. Isso dificultava a localização do documento”. Com o Solicita, explica Rafael, há uma padronização das entradas que resolve este problema e deixa as informações mais organizadas, além de tornar o processo mais ágil.
Como funciona o Solicita
A unidade ou órgão, para solicitar uma vaga, deve ingressar no Solicita através do site da Secretaria Geral da Unicamp. Ao entrar na seção CVND - solicitação de vagas não docentes, é preciso logar para que o formulário de solicitação seja aberto. Nele, o solicitante deve preencher informações básicas sobre a vaga, como as atividades previstas para o funcionário e o período de trabalho. Após o envio do pedido, a solicitação vai para os órgãos pertinentes até chegar à CVND, que faz a análise, e à Câmara de Administração, que verifica a viabilidade.
“Parece um processo simples, mas faz com que seja mais ágil essa solicitação. Todos são notificados por e-mail a cada movimentação, toda documentação é gerada de forma digital e todas as assinaturas são feitas digitalmente”, observa a analista de sistemas que compôs a equipe desenvolvedora do Solicita, Aline Ozawa.
Outro destaque, para Aline, é que o sistema, ao receber o perfil da vaga desejada, procura se há concursos válidos compatíveis. Antes, os departamentos de recursos humanos das unidades precisavam procurar manualmente no site da DGRH os editais.