As provas de Habilidades Específicas para o ingresso nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança foram aplicadas durante toda a semana e terminaram nesta sexta-feira (24). Candidatos, que visam uma vaga através do vestibular, foram avaliados em suas aptidões e potencialidades.
No curso de Dança, as provas duraram quatro dias e foram realizadas no Departamento de Artes Corporais (DACO) do Instituto de Artes da Unicamp. Um total de 115 candidatos passou para esta fase. Eles concorrem a 25 vagas por ampla concorrência e a quatro por cotas. A professora Graziela Estela Fonseca Rodrigues, que integra a banca responsável por essa parte do processo seletivo, explica que os testes se dividiram em apresentações individuais e avaliações em grupo. Num primeiro momento, os candidatos escolheram uma música do grupo de percussão corporal Barbatuques para apresentar uma coreografia de até três minutos.
“A prova foi muito interessante porque foi diverso na forma como cada candidato desenvolveu sua criação levando em consideração a obra”, avalia Graziela. Segundo a docente, neste momento é possível já perceber as afinidades do candidato, visto que há liberdade de criar a coreografia a partir de uma estética desenvolvida por ele.
Na segunda etapa, em grupos, os candidatos passaram pela prova técnica, tendo que desenvolver elementos propostos pelo aplicador do teste. A última etapa consistiu na prova de improvisação, momento em que são avaliados pontos como a criatividade, a concentração e a fluidez nos movimentos.
Na prova do curso de Arquitetura e Urbanismo, também houve três etapas, que estão sendo realizadas nesta sexta-feira (24) na Faculdade de Engenharia Civil Arquitetura e Urbanismo até as 18h. Para esta fase, passaram 145 candidatos, que disputam 24 vagas por ampla concorrência e cinco por cotas. “A prova visa observar a competência dos candidatos em expressão gráfica. É uma prova importante pois nos dá uma sinalização do quão essa expressão está introjetada em cada um dos futuros ingressantes”, pontua o professor Sidney Bernardini, coordenador do curso.
O docente também ressalta que as três questões foram baseadas em obras do docente e artista plástico Marco do Valle, falecido em 2018, sendo uma forma de homenageá-lo. “Ele era professor do Instituto de Artes da Unicamp e contribuiu muito com o nosso vestibular, durante muitos anos ele fez parte das comissões, e ele tem uma obra muito significativa, não só como professor mas como artista”, assinala.
Para o ingresso nos cursos de Artes Visuais e Artes Cênicas, as provas também se dividiram em prova teórica e prova prática. No dia 10 de fevereiro, a Unicamp divulga a lista da primeira chamada dos candidatos aprovados. Acompanhe no site da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest).