A diretora associada do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), professora Mônica Alonso Cotta, tomou posse na manhã desta sexta-feira (14) da presidência da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) em cerimônia ocorrida no auditório do instituto. A docente do IFGW é a sexta presidente na linha sucessória da entidade e substitui o professor Osvaldo Novais de Oliveira. Ela permanecerá no cargo no biênio de 2020 a 2022.
A SBPMat foi fundada em 2001 numa iniciativa para congregar pesquisadores e estudantes que atuam nas diversas vertentes de materiais, desenvolvendo ciência, tecnologia e inovação na área. A marca mais importante do órgão tem sido seu Encontro anual, realizado em diferentes cidades do País. O evento, que teve em sua primeira edição em 2002 aproximadamente 200 participantes, tornou-se um dos mais relevantes do país em materiais e áreas correlatas, com audiências entre 1.500 a duas mil pessoas nos últimos anos.
A professora Mônica Alonso Cotta é professora titular do IFGW e coordena o Laboratório de Nano e Biossistemas. É autora de 120 artigos publicados em periódicos especializados. Suas principais áreas de atuação incluem o estudo avançado de nanomateriais semicondutores, da síntese à fabricação de biossensores e aplicações da microscopia óptica, eletrônica e de varredura por sonda ao estudo de biomateriais e sistemas biológicos.
Outras informações sobre Mônica Cotta no Currículo Lattes.
Leia as matérias publicadas nos sites da SBPMat e da SBPC.
Confira as fotos da cerimônia de posse.