Equipe da Unicamp participa da etapa nacional do Baja SAE Brasil em São José dos Campos

Carro off road da equipe da Unicamp com várias mudanças para participar da competição

Estudantes dos cursos de engenharia do país se preparam para participar da 26ª Competição Baja SAE BRASIL - Etapa Nacional, que ocorre entre os dias 11 a 15 de março, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). Este ano, a equipe Unicamp Baja SAE, que representa a Unicamp, conta com o apoio da TMD Friction, líder global em tecnologia de materiais de fricção, detentora da marca Cobreq.

Para a competição, a equipe Unicamp Baja SAE realizou algumas mudanças no carro off road, como adoção de itens para coluna de direção ajustável, alteração na parte eletrônica e novo projeto para o sistema de frenagem com a adoção de pastilhas de freio. “As modificações visam garantir melhor desempenho, performance, segurança e conforto. Os testes realizados com o protótipo já demonstraram resultados positivos e a nossa expectativa é ficar entre os melhores na competição”, comenta Carolina Helena Naveira, capitã da equipe.

Segundo o gerente de engenharia da TMD, Douglas Klumpp, o apoio à equipe de estudantes é uma forma de contribuir com a busca por inovação, além de motivar os alunos a colocar em prática o conhecimento teórico adquirido em sala de aula. “É gratificante apoiar um projeto que visa desenvolver e capacitar os estudantes para o futuro profissional”, complementa.

Cerca de mil estudantes de 63 instituições de ensino superior participam da etapa nacional. Além de projetar e construir os carros off road, sob orientação de professores, os alunos são responsáveis pela organização e gerenciamento das equipes, desde a parte técnica e gestão financeira dos projetos. A competição em São José dos Campos qualificará as três universidades que obtiverem as melhores pontuações na soma geral das provas para representar o Brasil na competição mundial Baja SAE Illinois, promovida pela SAE International nos Estados Unidos, de 3 a 6 de junho.