Estudantes dos cursos de engenharia do país se preparam para participar da 26ª Competição Baja SAE BRASIL - Etapa Nacional, que ocorre entre os dias 11 a 15 de março, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). Este ano, a equipe Unicamp Baja SAE, que representa a Unicamp, conta com o apoio da TMD Friction, líder global em tecnologia de materiais de fricção, detentora da marca Cobreq.
Para a competição, a equipe Unicamp Baja SAE realizou algumas mudanças no carro off road, como adoção de itens para coluna de direção ajustável, alteração na parte eletrônica e novo projeto para o sistema de frenagem com a adoção de pastilhas de freio. “As modificações visam garantir melhor desempenho, performance, segurança e conforto. Os testes realizados com o protótipo já demonstraram resultados positivos e a nossa expectativa é ficar entre os melhores na competição”, comenta Carolina Helena Naveira, capitã da equipe.
Segundo o gerente de engenharia da TMD, Douglas Klumpp, o apoio à equipe de estudantes é uma forma de contribuir com a busca por inovação, além de motivar os alunos a colocar em prática o conhecimento teórico adquirido em sala de aula. “É gratificante apoiar um projeto que visa desenvolver e capacitar os estudantes para o futuro profissional”, complementa.
Cerca de mil estudantes de 63 instituições de ensino superior participam da etapa nacional. Além de projetar e construir os carros off road, sob orientação de professores, os alunos são responsáveis pela organização e gerenciamento das equipes, desde a parte técnica e gestão financeira dos projetos. A competição em São José dos Campos qualificará as três universidades que obtiverem as melhores pontuações na soma geral das provas para representar o Brasil na competição mundial Baja SAE Illinois, promovida pela SAE International nos Estados Unidos, de 3 a 6 de junho.