A Força-Tarefa Unicamp contra a Covid-19: Um exército contra uma pandemia

Edição de imagem

Henrique Marques-Souza

Professor Doutor do Instituto de Biologia

Coordenador da Frente de Divulgação

 

A Universidade Estadual de Campinas deu início à Força Tarefa Unicamp contra a COVID-19. Liderada por professores do Instituto de Biologia, a Força-Tarefa UNICAMP contra o COVID-19 visa estruturar a universidade e sua comunidade para os momentos mais críticos dessa pandemia, prevista para as próximas semanas. 

A COVID19 está alarmando o mundo pelo seu efeito devastador no sistema de saúde de todos os países que tiveram pessoas infectadas. 

A doença tem causado um efeito sem precedentes basicamente pela combinação de três fatores: (1) sua disseminação pela via respiratória, (2) sua transmissão ocorrer por pessoas assintomáticas e (3) seu efeito sobre o sistema respiratório de pessoas com condição de saúde fragilizada (Link para matéria sobre isso).

Esta combinação faz com que a contaminação se espalhe tão rapidamente que o número de leitos disponível no sistema de saúde não é suficiente para atender à demanda de internação. O resultado prático são mortes não necessariamente pelo vírus, mas pela falta de capacidade de atendimento adequado. 

Se somados os casos de Covid-19 e as demais condições de saúde que necessitam de internação, a previsão de colapso do sistema de saúde nacional em função da pandemia é para o final de abril.

Frente a este cenário, duas iniciativas, que tiveram como base o aprendizado dos efeitos da doença em outros países, têm se tornado determinantes para a mitigação dos efeitos da pandemia: o isolamento social precoce e a preparação antecipada do sistema de saúde. Ambos afetam a famosa curva da pandemia. Enquanto o isolamento social atenua a curva, o fortalecimento emergencial do sistema de saúde aumenta a capacidade de acolhimento e cuidado com os infectados que necessitam de internação. 

A Força Tarefa Uni-Contra-COVID19 está estruturando a Unicamp para atuar nas seguintes frentes:

  • Frente Diagnóstico, com o objetivo de padronizar protocolos, produzir controles e auxiliar a implantação de teste nos laboratórios de patologia clínica do Hospital das Clínicas da Unicamp e outros laboratórios de diagnóstico em Campinas. 
  • Frente de Pesquisa e Desenvolvimento: composta por um grupo de pesquisadores trabalhando no desenvolvimento e implementação de testes que possibilitem diagnóstico em larga escala para estas unidades de saúde.
  • Frente de Pesquisa Básica, com o objetivo de utilizar toda a capacidade de pesquisa e inovação instalada na Unicamp para buscarem descobertas científicas que nos coloquem mais próximos da compreensão da ação do vírus, do desenvolvimento da doença e da ação de fármacos com potencial de reverter o quadro da infecção.
  • Frente de Divulgação, que prestara o serviço à iniciativa de levar, em tempo real, os progressos científicos da Força tarefa á comunidade, como atuar junto à sociedade no fornecimento de informações confiáveis sobre a pandemia. 
  • Frente de Captação de Recursos, que visa garantir a sustentabilidade da Força Tarefa e auxiliar na estruturação da capacidade do Hospital das Clínicas da Unicamp e outros laboratórios de diagnóstico em Campinas em lidar com esta pandemia.
  • Frente de Articulação, que atuará em conversas com representantes de instituições, sociedades e políticos para o engajamento conjunto frente a esta iniciativa.
  • Frente de Ensaios Clínicos, liderado por pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas, que coordenará os ensaios clínicos voltados a Covid-19 na Unicamp.
  • Frente de Modelagem Epidemiológica, que atuará na construção de modelos para a previsão de possíveis cenários e análise de dados epidemiológicos que auxiliem na compreensão dos impactos da Covid-19 em nossa sociedade.

Como uma analogia aos tempos antigos de guerra, estamos preparando o exército de voluntários que está sendo treinado para enfrentar o período de maior incidência da doença em nosso país. A Força Tarefa Unicamp contra a Covid-19 pretende ter a capacidade de realizar inúmeros testes por hora, desenvolver pesquisa de ponta e ensaios clínicos e divulgar em tempo real informações seguras e embasadas cientificamente sobre a Covid-19 e suas consequências para a saúde humana e para a nossa sociedade como um todo. 

Gostaria de se voluntariar nos ajudar a nos preparamos para o pior desta pandemia?

Para se voluntariar à Frente de Diagnóstico clique aqui.

Para se voluntariar à Frente de Divulgação clique aqui

 

Imagem de capa
Prof. Dr. Henrique Marques-Souza do Instituto de Biologia da Unicamp

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional

A aula show com o chef e gastrólogo Tibério Gil sobre o papel da nutrição e da gastronomia na saúde da mulher contemporânea, nesta quinta-feira (7), abriu a programação que se estede até sexta-feira (8)

Atualidades

Segundo Maria Luiza Moretti, apesar do avanço verificado nos últimos anos, a ocupação de cargos de comando ainda é desigual entre homens e mulheres

Serão quatro anos de parceria, com seis vagas oferecidas a cada ano nos dois primeiros períodos; a oferta sobe para nove beneficiados nos dois anos seguintes

As publicações são divididas de maneira didática nos temas Saúde Geral da Mulher, Saúde Reprodutiva, Saúde Obstétrica e Saúde da Mulher Adolescente

Cultura & Sociedade

Para o reitor Antonio Meirelles, é necessário um compromisso político em favor da solução e o Brasil pode ter um papel de extrema importância nas soluções ambientais globais 

 

Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004