Pesquisadores elaboram mapa de risco de áreas mais vulneráveis ao coronavírus em São José

O novo coronavírus está circulando por São José dos Campos e ameaça principalmente as populações mais pobres, em bairros localizados na periferia.

É o que mostra levantamento inédito feito por pesquisadores ligados à Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), um deles morador da cidade.

Eles cruzaram dados como densidade urbana, número de moradores por residência e tamanho dos terrenos para identificar as áreas de risco à epidemia do coronavírus.  E o resultado, divulgado em primeira mão por OVALE, é preocupante.

Bairros periféricos nas regiões sul e leste, e alguns na zona norte, apresentaram o maior número de áreas consideradas de risco (relação completa está no fim do texto). Entram na lista locais como Dom Pedro 2º, Campo dos Alemães e Colonial, na zona sul, Vista Verde, Cajuru e Campos de São José, na leste, e Buquirinha 1 e 2 na norte.

As características populacionais elevam o risco para que a epidemia do novo coronavírus se dissemine mais rapidamente. “Na nossa avaliação, há uma situação crítica nos bairros periféricos, nos grandes rincões das zonas leste, sul e norte”, disse Leandro Becceneri, doutorando em Demografia pela Unicamp.

Segundo ele, as regiões leste e sul ainda têm um agravante.

Além de haver mais pobreza, há bairros populosos que fazem divisa com outras cidades, como Jacareí, e rodovias como a Via Dutra e a Carvalho Pinto, o que amplia o risco de circulação do vírus. Também na periferia há menos adesão ao isolamento.

Leia matéria na íntegra publicada no jornal O Vale.

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional

A aula show com o chef e gastrólogo Tibério Gil sobre o papel da nutrição e da gastronomia na saúde da mulher contemporânea, nesta quinta-feira (7), abriu a programação que se estede até sexta-feira (8)

Segundo Maria Luiza Moretti, apesar do avanço verificado nos últimos anos, a ocupação de cargos de comando ainda é desigual entre homens e mulheres