Nota da Unicamp sobre fake news
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) se prepara há semanas para responder à pandemia da COVID-19 com a mobilização de seus docentes, funcionários, alunos e voluntários em relevantes pesquisas emergenciais e na assistência à saúde de uma população de seis e meio milhões de pessoas, para as quais a Universidade é referência. Para isso, tem contado com o apoio da sociedade civil, de empresas e de pessoas físicas conscientes da gravidade do cenário.
Alguns passos importantes foram dados, como a elaboração de testes diagnósticos locais, algo fundamental para diminuir um gargalo crescente no controle da pandemia. A área hospitalar se preparou com tendas de atendimento (em parceria com o exército e os Expedicionários da Saúde) para adequado encaminhamento de suspeitos e infectados, bem como com aumento de vagas na UTI para os doentes graves. A ocupação total desses espaços deverá acontecer nas próximas semanas. O compromisso da Unicamp com a sociedade revela-se nas medidas de antecipação para o pico do contágio, que se tornará ainda mais dramático caso sejam afrouxadas as medidas de isolamento social, única salvaguarda da sociedade contra a disseminação da doença.
Infelizmente, notícias falsas envolvendo o nome da Unicamp vêm se espalhando na forma de áudios e vídeos pelas redes sociais. São conteúdos deliberadamente manipulados, com imagens e dados mentirosos e fora de qualquer contexto, que distorcem o empenho da Unicamp para minimizar o grave quadro imposto pela pandemia. Os esforços da Universidade e de outras instituições estão sendo prejudicados por essas iniciativas irresponsáveis, que afrontam o senso de coletividade e prestam um desserviço à sociedade.
Reitoria da Unicamp
Campinas, 13 de abril de 2020.