Considerando o contexto da pandemia do Coronavírus (Covid-19), a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está ajustando o calendário e alguns procedimentos para o pleno atendimento dos estudantes das escolas públicas no Programa de Isenção da Taxa de Inscrição para o ingresso em 2021. A isenção valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2021 quanto para a modalidade Enem-Unicamp 2021.
As inscrições foram transferidas para os meses de junho/julho e estarão abertas a partir das 9 horas do dia 22 de junho de 2020 até às 23h59min do dia 08 de julho de 2020. A documentação exigida deverá ser enviada também até o dia 8 de julho. O horário da abertura e encerramento das inscrições é o horário de Brasília (DF). Candidatos de todo o país podem solicitar a isenção, exclusivamente pela internet, na página: www.comvest.unicamp.br.
Em relação aos documentos, como alternativa em caso de dificuldade de conseguir junto às escolas, no momento da solicitação de isenção, o Histórico Escolar, os candidatos matriculados na rede pública do Estado de São Paulo poderão emitir documento (e converter em pdf) a partir do site https://sed.educacao.sp.gov.br/consultapublica/consulta. Já os candidatos de escola pública de outros Estados e do Distrito Federal, poderão anexar (em pdf), declaração de que são estudantes da rede pública durante todo o Ensino Médio, conforme modelo na página da Comvest. Importante: os candidatos que anexaram a declaração deverão, no ato da inscrição no Vestibular Unicamp 2021 ou no Enem-Unicamp 2021, anexar o documento oficial (Histórico Escolar ou Declaração da escola).
Novidades este ano
O processo deste ano traz três novidades, já anunciadas anteriormente. Na modalidade 1, que exige comprovação de renda, a Comvest irá aceitar o cadastro no CadÚnico do governo federal, para que os candidatos não precisem anexar a documentação exigida. Outra novidade é que a Comvest vai oferecer um número ilimitado de isenções na modalidade 2 (para funcionários Unicamp/Funcamp). Já na modalidade 3, a novidade é que a isenção está sendo estendida para os cursos noturnos de Tecnologia, além das Licenciaturas. O Edital com todos os detalhes já está disponível na página da Comvest na internet.
As isenções da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp são oferecidas em três modalidades: 1– para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio); 2– funcionários da Unicamp/Funcamp; e 3– para aqueles que se candidatarem aos cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental).
Os pré-requisitos são: ter cursado o ensino médio integralmente em instituições da rede pública de educação (não se aplica à modalidade 3) e já ter concluído ou concluir em 2020 o ensino médio. A Comvest oferece 6.680 isenções na modalidade 1 e um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3.
A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada dia 27 de julho. Também a partir desta data, os contemplados começam a receber – exclusivamente via correio eletrônico – um comunicado de que foram beneficiados. Importante: Os contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2021 e no Enem-Unicamp 2021. É preciso, posteriormente, fazer as respectivas inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest.
O calendário com as datas de inscrição e provas do Vestibular Unicamp 2021 e com as datas da inscrição na modalidade Enem-unicamp 2021 já foi divulgado e pode ser acessado na página www.comvest.unicamp.br.
Vestibular transfere para junho pedidos de isenção da taxa de inscrição
Segundo Maria Luiza Moretti, apesar do avanço verificado nos últimos anos, a ocupação de cargos de comando ainda é desigual entre homens e mulheres
Serão quatro anos de parceria, com seis vagas oferecidas a cada ano nos dois primeiros períodos; a oferta sobe para nove beneficiados nos dois anos seguintes
As publicações são divididas de maneira didática nos temas Saúde Geral da Mulher, Saúde Reprodutiva, Saúde Obstétrica e Saúde da Mulher Adolescente
Para o reitor Antonio Meirelles, é necessário um compromisso político em favor da solução e o Brasil pode ter um papel de extrema importância nas soluções ambientais globais
Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004