Uma crise ainda maior no mundo do trabalho se avizinha no pós-pandemia. E, se no curto prazo as políticas adotadas pelo governo federal parecem surtir algum efeito, no médio e longo prazo vão se revelar desastrosas, porque não garantem a preservação do emprego.
Ao mesmo tempo surge uma oportunidade histórica: que as sociedades repensem as formas de organização do trabalho. "É possível construir uma sociedade em que sejam privilegiadas ocupações que são úteis à sociedade, fundamentais para garantir o bem-estar, o respeito, a proteção ao meio ambiente. Um desenvolvimento mais sustentável", afirma o nosso convidado deste programa Direto na Fonte, professor José Dari Krein, do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) do Instituto de Economia da Unicamp.
Ele ainda questiona: "será que é preciso que todo mundo trabalhe tão loucamente como hoje?". Para o professor é possível pensar em uma redistribuição mais útil da jornada de trabalho, articulada com uma sociedade mais civilizada.
Vídeo produzido pela Rádio e TV Unicamp.
Produção e entrevista: Felipe Mateus
Edição: Kléber Casabllanca