A Secretaria de Vivência nos Campi (SVC) da Unicamp recebeu, recentemente, a doação de 245 máscaras de tecido para serem utilizadas pelos profissionais de segurança. As doações foram feitas pelo casal Rodrigo Cabral e sua esposa Lívia e por Eliane Maria da Silva. Cabral foi aluno da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). “Meu marido estudou na Unicamp. Temos muito amor por todos vocês", observou Lívia. Já Eliane Silva se sentiu satisfeita em ajudar uma pessoa que produz as máscaras para reforçar o orçamento doméstico e doar para a Unicamp como um gesto de solidariedade.
Segundo a professora Susana Durão, coordenadora da SVC, as máscaras serão utilizadas para prevenção da transmissão comunitária do coronavírus, além de equipar os profissionais com um material sustentável. Como o serviço é considerado essencial e oferecido durante 24 horas, existe a necessidade constante de proteção. “A doação permitirá que os profissionais de segurança da SVC tenham um equipamento de proteção individual sustentável sem custos adicionais para a Universidade”, destaca a professora.
A SVC iniciou uma ação para busca de doação junto à comunidade do entorno da Universidade quando calculou que seriam necessárias 4 mil máscaras do tipo cirúrgicas por mês para equipar os profissionais do órgão. Com o gesto solidário dos doadores, a utilização das máscaras cirúrgicas podem ser priorizadas para o pessoal da saúde. “Agradecemos profundamente a Eliane e ao Rodrigo e Lívia pelo gesto solidário e apoio a nossos operacionais da segurança. Este tipo de atitude nos ajuda todos os dias a atuar diretamente na prevenção da transmissão comunitária do coronavírus”, finaliza a professora. As máscaras cirúrgicas já adquiridas pela SVC serão doadas ao HC.