O Núcleo de Voluntariado da Unicamp vem realizando diversas ações para ajudar nas demandas de estudantes neste período de pandemia do novo coronavírus. Atendimento telefônico e arrecadação e empréstimo de materiais necessários para atividades acadêmicas não presenciais são as duas grandes frentes de ação do grupo. Tendo em vista que alguns estudantes indígenas retornaram às suas comunidades, também foram enviados chips com internet, ação articulada junto à pró-reitoria de Graduação (PRG).
A coordenadora do Núcleo de Voluntariado, Josianne Cerasoli, que é professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, explica que os chips serão mensalmente creditados com 10GB de internet, plano custeado pela Unicamp, para auxiliar no acesso às atividades acadêmicas não-presenciais.
Uma das estudantes que recebeu o chip foi Lisa Graciliano, que se encontra em Manaus (AM). “A iniciativa de mandar os chips foi ótima, porque até então eu estava sem internet e não tinha como fazer os trabalhos”, afirma Lisa, que cursa Ciências Sociais.
Entrega de equipamentos
Além desta ação, Josianne destaca que, para os que estão em Campinas, houve a articulação para a doação de equipamentos de informática e chips necessários às atividades remotas. Aos estudantes que ainda não pegaram o seu material, o Núcleo de Voluntariado salienta que foi enviado um comunicado, via e-mail, informando como retirar o material.
Já para os que ainda não solicitaram, afirma Josianne, "o Voluntariado alerta para a necessidade de fazer o pedido com urgência. O contexto atual de cuidados exige a redução máxima de todos os deslocamentos. Qualquer dificuldade, ou informação sobre alguém que esteja com dificuldade, o contato deve ser feito pelo e-mail". Os contatos são: direitoshumanos@unicamp.br ou prg.corona@unicamp.br.