Em 16 de maio de 1995, o Cepagri da Unicamp colocou no ar a sua primeira página na internet, apenas alguns dias após o início da operação comercial da internet no Brasil pela Embratel. Era acessada no endereço: orion.cpa.unicamp.br. A Universidade, segundo dados da época, foi uma das primeiras instituições brasileiras a ter uma página na internet e o Cepagri foi um dos seus primeiros órgãos, seguindo o Centro de Computação.Tratava-se de uma iniciativa pioneira e que funciona de forma ininterrupta, há 25 anos, prestando serviços valiosos nas áreas de meteorologia e climatologia para a sociedade em geral.
Em 1995, o Cepagri já tinha experiência na prestação de serviços para a sociedade através de telefone, fax, email e consultas pessoais. A internet, na época, pareceu ser uma grande alternativa para facilitar, ampliar e melhorar o acesso aos dados e informações que o órgão disponibilizava rotineiramente para os vários interessados que já o consultavam, de forma cada vez maior e frequente.
A ideia inicial foi colocar os seus serviços à disposição em uma rede que estava se abrindo e que tinha uma grande perspectiva de crescimento, os usuários estariam mais bem atendidos e o Centro teria mais tempo disponível para realizar novas pesquisas e gerar novos produtos de interesse da sociedade. Na prática, a popularização e o crescimento da internet aumentaram o número de usuários interessados nos trabalhos realizados e nos serviços, ampliando as consultas por telefone e pessoalmente para os pesquisadores do Centro. Sem dúvida, esta relação que o Cepagri tem com vários setores da sociedade, favorecida pelo funcionamento da sua página na internet - desde pessoas individuais até representantes de órgãos públicos e grandes empresas - são de grande importância para retroalimentar as suas atividades de pesquisa, a grande razão da sua existência desde a sua inauguração em novembro de 1983.
A larga experiência que o Cepagri tem na prestação de serviços na internet serviu de base para várias outras iniciativas no Brasil e exterior. De modo especial, pode ser mencionado o sistema Agritempo, desenvolvido em conjunto com a Embrapa desde 2001, que tem uma abrangência nacional e um foco na prestação de serviços para o agronegócio.
Ao longo do tempo, a página do Cepagri passou por várias reformulações, máquinas servidoras e webmasters, mas felizmente nunca perdeu o seu foco inicial que era, e tem sido, o de prestar serviços nas áreas de meteorologia e climatologia para a sociedade em geral, da forma mais prática e acessível possível. Como curiosidade, o programa de navegação utilizado na época era o Mosaic, desenvolvido pelo Centro Nacional para Aplicações de Supercomputação (NCSA) da Universidade de Illinos em UrbanaChampaign, e a primeira máquina que serviu de servidora para a página foi uma estação modelo Risc da IBM.
** Jurandir Zullo Junior é pesquisador do Cepagri Unicamp desde 1987, tendo sido diretor do órgão de 2002 a 2008. Possui graduação em Matemática Aplicada e Engenharia Agrícola pela Unicamp. Fez mestrado em Pesquisa Operacional e doutorado em engenharia de Computação e Automação, também na Unicamp.