A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e as entidades da Frente pela Vida conclamam todas as sociedades científicas e entidades da área de CT&I a se engajarem e participarem dessa Frente, aderindo à Marcha Virtual pela Vida, a ser realizada no próximo dia 9 de junho (terça-feira). A proposta surgiu a partir do êxito obtido pela Marcha Virtual pela Ciência, ocorrida em 7 de maio último, que atingiu mais de um milhão de pessoas nas redes sociais
A Frente pela Vida foi lançada no último dia 29 de maio último e, além da SBPC também participam a Associação Brasileira de Saúde coletiva (Abrasco), Conselho Nacional de Saúde, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O objetivo da iniciativa é gerar uma mobilização de todos os setores da sociedade em torno da defesa da vida, principalmente em relação à gravíssima pandemia. A ciência é uma ferramenta indispensável para o enfrentamento da pandemia e para a defesa da vida, sendo a vida tomada em seu sentido mais amplo. Os pontos essenciais da Frente estão sintetizados em um documento-base (veja abaixo).
Programação geral da Marcha pela Vida comum a todos os participantes a ser realizada no dia 9 de junho:
Das 12h às 13h - Tuitaço com a hashtag #MarchaPelaVida e uma Manifestação Virtual em Brasília, por meio do Manif.app
Das 13h às 15h - Painel de depoimentos de pessoas de todos os setores sociais em torno dos seis eixos do documento-base da Frente pela Vida;
Às 16h - Ato político de apresentação pública (e, também, possivelmente no Congresso Nacional) dos pontos essenciais da Marcha pela Vida contidos no documento-base.
Das 18h às 19h - Programação cultural
Na manhã do dia 9 de junho, todas as sociedades, associações, organizações e entidades da sociedade civil, bem como todos os setores e movimentos sociais, podem promover atividades diversas associadas ao tema "Vida" e em conexão com os pontos centrais do documento-base. Na ausência de programação própria, a entidade poderá se integrar à programação da SBPC (ou nas de outras entidades).
Acesse o site para mais informações.
As sociedades ou entidades que quiserem aderir à Marcha, solicitar informações ou enviar materiais deverão utilizar email.