Visando contribuir no enfrentamento da Covid-19 diminuindo o risco de transmissão do novo coronavírus no ambiente intra-hospitalar, a companhia farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) fez a doação de 400 espaçadores ao HC Unicamp. A partir desses dispositivos é possível administrar medicamentos por via inalatória em circuito fechado, evitando a disperção de gotículas ou aressóis pelos pacientes. A doação soma pouco mais de 7 mil reais.
O médico colaborador da Disciplina de Pneuomologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Ricardo Siufi, intermediou a doação à GKS. Segundo explica, os espaçadores são um recurso importante no enfrentamento da Covid-19, pois ajudam a diminuir o risco de transmissão do novo coronavírus no ambiente hospitalar.
Levando em conta o mecanismo de transmissão do novo coronavírus, por via direta – a partir do contato com aerossóis ou gotículas; ou por via indireta – quando há o contato das mãos em superfícies infectadas seguido de contato destas com a boca, nariz ou olhos; algumas práticas utilizadas no dia a dia, na condução dos pacientes, foram repaginadas ou até mesmo, abandonadas.
“Algumas práticas ainda são inevitáveis, mas outras são substituíveis. No caso de pacientes portadores de asma ou de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), como enfisema ou bronquite crônica, a nebulização tem sido deixada de lado, por aumentar o risco de aerossolização do ambiente. Assim, a utilização dos espaçadores permite ao paciente inalar a medicação em circuito fechado”, explica.
Saiba mais
Especialista na fabricação de produtos biológicos, de saúde e vacinas, a GlaxoSmithKline (GKS) é a quarta maior farmacêutica do mundo em número de vendas de medicamentos de prescrição. Sediada em Londres, no Reino unido, a empresa conta com portfólio de produtos para doenças como asma e diabetes.
Para doar, acesse aqui ou ligue para a Central de Doações do HC (19) 9 9834 8160.
Matéria publicada originalmente no site do HC da Unicamp.