O Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp, em 2017, lançou um repositório de materiais didáticos de apoio às principais disciplinas de matemática do ensino universitário. O repositório, que já possui cerca de 170 mil usuários e ultrapassou 1,5 milhão de acessos recentemente, reúne exercícios, vídeo-aulas e outros conteúdos que auxiliam, por exemplo, na complementação da aprendizagem durante o ensino remoto.
Conforme explica o responsável pelo repositório, professor do IMECC Marcelo Firer, embora a internet propicie uma ampla gama de conteúdos, o diferencial do repositório está na seleção do material. “Existe uma quantidade enorme de materiais disponíveis online, mas esse material varia muito na sua qualidade. É importante destacar que o repositório traz material selecionado, com curadoria, e tem coisas para muitos gostos”.
Segundo o docente, é muito difícil que uma pessoa aprenda somente estudando online, os materiais podem ajudar na aprendizagem. Assim, a ideia foi criar um agregador de conteúdo qualificado para dar acesso aos materiais de apoio. Os conteúdos se referem, no momento, às disciplinas básicas da matemática: Geometria Analítica, Cálculo Diferencial e Integral de uma ou mais variáveis.
Para cada disciplina, o repositório possui cerca de 1.200 exercícios e problemas. Além disso, há mais de 300 vídeo-aulas, cerca de 150 applets (demonstrativos, feitos geralmente com o Geogebra), links para aproximadamente 1500 micro aulas e vídeos curtos, notas de aula e provas e exames de diversas universidades renomadas do Brasil e do exterior.
Acesso
As cidades que mais acessam o repositório são: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Campinas e Maputo. Marcelo também observa que 92% dos usuários são brasileiros, mas há acessos de todos os países de língua portuguesa, como Portugal, Angola, e também de países como os Estados Unidos. “O acesso vem crescendo o tempo todo, e aumenta durante esse período [de ensino remoto], mas já estava aumentando de modo geral a cada semestre”, compartilha Marcelo.
Apesar da grande maioria dos acessos virem de estudantes, público para qual o repositório foi planejado, o professor aponta que há ferramentas voltadas a professores, ajudando-os a elaborar listas de exercícios e provas. Para permitir que os colegas professores adotem mais de uma referência bibliográfica, também há uma tabela de equivalência entre os conteúdos dos principais livros-textos das disciplinas.
Conheça o repositório:https://cursos.ime.unicamp.br/ .