Doutor Honoris Causa pela Unicamp, o bispo emérito de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, Pedro Casaldáliga, morreu aos 92 anos, neste sábado (8), em Batatais (SP), onde estava internado para tratamento médico devido a problemas respiratórios. Ele havia testado negativo para Covid-19.
“É com profundo pesar que recebemos a notícia da morte de Dom Pedro Casaldáliga, uma personalidade profundamente envolvida com as causas humanitárias no país”, disse o reitor Marcelo Knobel. “É um orgulho para a Unicamp tê-lo entre aqueles que receberam o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade”, completou.
Um dos maiores defensores dos direitos humanos do país, Dom Pedro Casaldáliga passou boa parte da vida sofrendo perseguições políticas por conta de sua atuação contra a ditadura e a violência de grileiros, madeireiros, garimpeiros e produtores rurais. Foi alvo de processos de expulsão do país, mas nunca desistiu de sua causa.
No dia 24 de outubro de 2000, recebeu da Unicamp o título de Doutor Honoris Causa. Em reportagem publicada no Jornal da Unicamp, o jornalista Manuel Alves Filho fez a seguinte descrição de Dom Pedro ao receber a honraria:
“Durante a solenidade, o religioso traduziu, na prática, o significado da palavra comunhão. Cantou, riu e refletiu com a platéia. Depois, dividiu a honraria com o seu povo e até com o rio Araguaia. A partir daquele momento, transformou todos os seguidores e simpatizantes da sua causa em doutores. "Doutores da utopia", como dom Pedro gosta de destaca.” Leia matéria completa.