A Unicamp passa a aceitar, a partir setembro de 2020, o exame internacional Graduate Record Examination (GRE®) como uma das etapas de seleção no ingresso ao Doutorado Direto para os Programas de Pós-graduação com conceitos 5, 6 e 7 na última avaliação da Capes. A iniciativa é resultado de uma parceria com a Fapesp que busca atrair os melhores estudantes de doutorado, brasileiros ou estrangeiros, para a Unicamp. Os alunos que tiverem êxito receberão da Fapesp uma bolsa de Doutorado Direto de até 60 meses.
O GRE é um exame de proficiência em inglês que avalia a capacidade do candidato de ser bem-sucedido em um curso de pós-graduação, ele é feito em mais de mil centros espalhados pelo mundo em 160 países. O exame é dividido em três partes, raciocínio quantitativo, raciocínio verbal e escrita analítica.
O procedimento de seleção será baseado nas pontuações do GRE, sendo as maiores pontuações qualificadas para concorrer a uma das 30 (trinta) bolsas disponíveis da Fapesp. Os Programas de Pós-graduação poderão, também, solicitar provas específicas de cada curso, análise de currículo, cartas de recomendação entre outros.
A prova pode ser realizada em algumas capitais do Brasil de segunda a sexta, mas precisam ser agendadas por meio de site específico. https://www.ets.org/gre O valor do exame é de $205 dólares e pode ser realizado uma vez a cada 21 dias e no máximo 5 vezes por ano.
O procedimento de seleção será baseado nas pontuações do GRE, sendo as maiores pontuações qualificadas para concorrer a uma das 30 (trinta) bolsas disponíveis da Fapesp. Para tanto, o candidato deve realizar o exame GRE e indicar a Unicamp com o código GRE DI CODE 4440.
Elegibilidade da bolsa
1. Qualquer estudante no Brasil e em todo o mundo que tenha notas do GRE General Test é elegível para esta bolsa de estudos.
2. Os candidatos devem ter pontuação GRE de pelo menos
- 155 em Verbal Reasoning;
- 158 em Quantitative Reasoning;
- 4.0 ou maior na seção Analytical Writing (estar entre os 40% melhores que prestaram o exame Analytical Writing)
1 - Há quatro níveis de Bolsa de Doutorado Direto: DD-I, DD-II e DD-III, ambas com duração máxima de um ano cada, e DD-IV, com duração de até 24 meses.
- No primeiro ano de Bolsa de Doutorado Direto concedida pela FAPESP, os bolsistas receberão o valor da Bolsa DD-I.
- No segundo ano de Bolsa de Doutorado Direto concedida pela FAPESP, os bolsistas receberão o valor da Bolsa DD-II.
- No terceiro ano de Bolsa de Doutorado Direto concedida pela FAPESP, os bolsistas receberão o valor da Bolsa DD-III.
- A partir do quarto ano de Bolsa de Doutorado Direto concedida pela FAPESP, os bolsistas receberão o valor da Bolsa DD-IV.
2 - Reserva Técnica: Saiba mais.
3 - Auxílio Instalação: Bolsistas que precisem se mudar para a cidade onde se localiza a Instituição Sede da pesquisa podem solicitar o benefício de Auxílio Instalação (acesse norma completa).
4 - Licença Maternidade/Paternidade: período de afastamento sem interrupção de pagamento no caso de advento de prole (acesse norma completa).
Requisitos do orientador:
O Orientador da Bolsa deve ser o Pesquisador Responsável ou Pesquisador Principal de Auxílios Fapesp vigentes nas modalidades Projeto Temático, CEPID, CPE (Centro de Pesquisas em Engenharia), CPA (Centro de Pesquisa Aplicada) e Jovem Pesquisador.
Para mais informações sobre o GRE acessar os links abaixo:
https://viva-mundo.com/pt/noticia/post/10-coisas-que-voc-deveria-saber-sobre-o-gre
https://www.estudarfora.org.br/gre-tudo-que-voce-precisa-saber/
https://partiuintercambio.org/o-que-e-o-gre-prova-mestrado-exterior/
https://www.universidadedointercambio.com/gre-ou-gmat-qual-fazer/