Até o dia 2 de outubro, no hall de entrada da superintência do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, acontece a exposição Paliativo é apenas o sobrenome, o que fazemos é cuidar. A exposição é em comemoração ao segundo aniversário do Serviço de Cuidados Paliativos do HC Unicamp e em agradecimento aos funcionários que trabalham no cuidado de pacientes em estado crítico ou em fase terminal de vida.
No total, são mais de 100 fotos que retratam o dia a dia da equipe e dos pacientes sob cuidados paliativos. As fotos foram feitas por Suelma Tanaka, da Unidade de Internação de Adultos; Adilson Piaza, do Laboratório de Anatomia Patológica; Edivilson Costa, do Laboratório de Patologia Clínica, Lisiane Fávaro, da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Adultos; Camila Marques, da UTI Pediátrica e Valéria Silveira, da Central de Materiais e Esterilização.
O Serviço de Cuidados Paliativos realiza interconsultas a pacientes internados em todo o hospital. “Cuidado paliativo não é sobre morrer, é como viver até lá”, destacam os organizadores da exposição. Fazem parte da equipe os médicos José Carlos dos Santos Junqueira, Cristina Terzi, Márcia Rodrigues Bio Araújo, Vera Regina Bellinazzi e a enfermeira Roberta Antoneli Fonseca.
Leia algumas frases que explicam o que é o cuidado paliativo.
Confira as fotos da exposição no site do HC Unicamp.