A quinta reunião Brasil-Cone Sul da União das Universidades da América Latina e do Caribe (UDUAL), rede que reúne instituições de ensino superior da região, acontece no dia 9 de outubro. Além do encontro de profissionais e pesquisadores dedicados ao tema da internacionalização e da integração entre as universidades, o evento será dedicado à discussão sobre autonomia universitária, com conferência de abertura voltada ao tema. O debate acerca dos desafios do ensino remoto também integra a programação.
A reunião é organizada pela Unicamp, cujo reitor, Marcelo Knobel, é presidente da regional Brasil da entidade, e pela UDUAL. Além das conferências, que serão transmitidas na página do Facebook da UDUAL, os membros da rede discutirão os planos de trabalho da entidade para o próximo ano. As reitorias das instituições de ensino brasileiras e do Cone Sul que queiram participar da reunião podem inscrever-se no formulário disponibilizado pela UDUAL.
O enfoque em ações de cooperação entre as universidades do Brasil e do Cone Sul integram e orientam a agenda. Confira a programação completa aqui.
Autonomia universitária
A palestra de abertura da reunião, intitulada “Autonomia Universitária no Brasil: desafios e ameaças permanentes ao Ensino Superior público”, ocorre no dia 9 de outubro, às 11h, e será ministrada pelo professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Paulo Speller, pesquisador que já foi vice-presidente da UDUAL e secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). A UDUAL salienta que a defesa da autonomia é um tema prioritário à sua atuação e que foi escolhido pelo contexto atual de violações à autonomia das universidades brasileiras.
Para o diretor executivo de Relações Internacionais (DERI) da Unicamp, Mariano Laplane, a discussão do eixo é de extrema pertinência no momento de ameaças à autonomia às universidades brasileiras e, em particular, às universidades paulistas. “É um momento em que vale a pena se deter e discutir a autonomia, porque sem autonomia as universidades terão uma enorme dificuldade para desempenhar seu papel e para entregar à sociedade a sua contribuição”, avalia.
Segundo o docente, é importante que esse debate seja feito na Unicamp e na região, tendo em vista que tramita na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo (Alesp) o Projeto de Lei (PL) 529/2020 que, entre seus artigos, propõe um confisco das reservas das instituições de ensino. “Estamos no meio de uma discussão na Alesp onde se discute o destino das reservas que as universidades acumulam justamente para atravessar períodos de crise como o que estamos atravessando. Sem sustentação financeira a autonomia vira um princípio inviável”, observa.
Desafios do ensino remoto
Outro grande tema a ser tratado na reunião é o ensino remoto, generalizado de forma emergencial pela pandemia. O painel de discussão, que ocorre às 12h15 do dia 9 de outubro, terá representantes da UDUAL e de instituições de ensino mexicanas e brasileiras. Para Mariano, esse é um tema que se fará presente ainda por muito tempo, impondo grandes desafios. O papel da UDUAL nesse cenário, frisa o professor, vem sendo importante para nortear diversas universidades da região.
“O tema da transição forçada e emergencial para o ensino remoto tem preocupado o mundo todo e a UDUAL tem promovido cursos e treinamentos para professores de universidades. Nós, na Unicamp, fizemos a transição com grande esforço, mas não são todas as universidades que contam com recursos para fazer isso sozinhas”, avalia. Para o diretor da DERI, o trabalho da UDUAL, nesse contexto, mostrou ainda mais a importância das redes de cooperação. “Através da UDUAL muitas universidades tiveram acesso a conhecimento, a experiências e a treinamento. Isso foi muito importante”, afirma.
A UDUAL
A UDUAL é uma rede de cooperação de universidades e instituições de ensino superior latino-americanas e caribenhas. Fundada em 1949, a entidade atua em favor da internacionalização, do ensino de qualidade e da pesquisa voltada à solução de problemas sociais, ambientais e culturais da região. Mais de 200 universidades da América Latina e do Caribe são filiadas à UDUAL, incluindo a Unicamp.