O Plano de Retorno Parcial e Gradual das atividades presenciais da Unicamp prevê, a partir de 16 de novembro, que até 25% dos estudantes de graduação e pós-graduação voltem a frequentar os campi da Universidade. Isso não significa o retorno obrigatório dessa porcentagem de alunos. Cabe a cada unidade definir quais são seus casos prioritários - estudantes que estão concluindo cursos e atividades essencialmente presenciais e inadiáveis -, sendo que a maior parte das atividades será mantida na modalidade remota. Nesse contexto, a DAC da Unicamp desenvolveu formas de garantir o atendimento a todos os estudantes mantendo o distanciamento social necessário para a saúde e segurança de alunos e profissionais.
Segundo Adauto Delgado Filho, Diretor Acadêmico da Unicamp, hoje a DAC tem condições de atender cerca de 95% das demandas referentes à vida acadêmica dos estudantes. Para que todas as solicitações sejam respondidas, a DAC conta com duas modalidades de atendimento virtual: a primeira é pelo preenchimento de um formulário na seção "Fale Conosco", disponível no site da unidade. Com essa ferramenta, os alunos podem encontrar uma série de respostas para dúvidas frequentes, enviar demandas ao órgão e acompanhar o andamento das solicitações.
Outra modalidade disponível é o agendamento de videochamadas com os profissionais da DAC. Neste caso, os estudantes podem relatar situações específicas que dependem da análise da equipe da diretoria. "Nós oferecemos o atendimento remoto em benefício dos alunos e da nossa equipe, da atenção que os alunos precisam ter com a vida acadêmica, dispensando a necessidade de ter que vir até à DAC. Na maioria das situações, hoje o aluno não precisa vir até aqui. Se ele vier, será um prazer atendê-lo, mas em função da pandemia, estamos cada vez mais preparados para atender sem que o aluno precise se deslocar", analisa o Diretor Acadêmico. Os agendamentos para videochamadas podem ser feitos pelo endereço calendly.com/atenddac/.
Mesmo com as possibilidades de atendimento on-line, a DAC orienta aos alunos para que, antes de procurarem o órgão em busca de soluções para questões referentes à vida acadêmica, consultem as secretarias e departamentos das faculdades e institutos da Universidade. Isso porque grande parte das demandas podem ser resolvidas dentro das próprias unidades de ensino. Outra vantagem é que os profissionais das secretarias e departamentos já conhecem grande parte dos alunos e suas trajetórias na Universidade, o que facilita no encontro de soluções. Casos que não puderem ser resolvidos nas próprias unidades serão encaminhados normalmente à DAC e, nesses casos, os estudantes podem contar com as ferramentas de atendimento remoto.
Atendimentos presenciais retornam, mas com restrições
A partir de 16 de novembro, quando tem início o retorno presencial de estudantes, a DAC informa que os atendimentos na unidade, no prédio do Ciclo Básico II, serão retomados, mas ainda com as restrições necessárias para manutenção do distanciamento social e preservação da saúde de profissionais e alunos. Nesses casos, a DAC também passará a oferecer um recurso de agendamento on-line. Com ele, o tempo dos estudantes será otimizado e a aglomeração pela espera de atendimentos será evitada. Ainda assim, a equipe da diretoria reforça que os alunos e os profissionais da unidade têm mais vantagens ao optar pelo atendimento virtual.
"A pandemia nos fez perceber que podemos ser até mais eficientes pelos meios virtuais do que pelo atendimento presencial. Pelo meio virtual, o aluno faz a solicitação e nós já conseguimos ter acesso à vida acadêmica dele com antecedência. O atendimento então se torna mais rápido, mais direto, mais dinâmico, o que muitas vezes não é possível no atendimento feito no balcão. Temos um time grande trabalhando de forma remota para fazer os atendimentos por vídeo, pelo formulário disponível no site da DAC", detalha Alessandra Reis Silva, Supervisora de Atendimento da DAC.
Eles acreditam que, mesmo com a evolução positiva da pandemia e normalização das atividades presenciais na Universidade, vários recursos possibilitados pelas ferramentas digitais devem ser mantidos. "A experiência de atendimento remoto veio para ficar. Às vezes os alunos estão em férias, em suas cidades, e antecipam o retorno só porque precisam vir até a DAC. Na maioria dos casos, isso é dispensável", reflete Adauto.
“A comunidade também pode se informar sobre as principais informações acadêmicas com as nossas publicações nos canais de comunicação da DAC, pelo portal e página no Facebook, que permitem o relacionamento e compartilhamento de conteúdo entre usuários. As informações são atualizadas constantemente e facilitam a organização da vida acadêmica dos alunos”, detalha Grazielle Souza, responsável pelas mídias sociais do Atendimento Acadêmico da DAC.