Quando ingressou na Unicamp como aluno, em 1989, Cesar Gon não imaginava que, 31 anos depois, ele seria um dos empresários que contribuíram ativamente para a criação do Fundo Patrimonial Lumina Unicamp, iniciativa que vai garantir fontes de financiamento para a produção de ciência, tecnologia e inovação pela Universidade. Ao lado dos também ex-alunos da Unicamp Fabrício Bloisi, CEO da iFood, e de André Penha, CTO da QuintoAndar, Cesar integra o Conselho Administrativo do Lumina Unicamp e participará da gestão do fundo e de sua aproximação ao setor empresarial, captando novos parceiros para os projetos da Universidade.
Ao Portal Unicamp, Cesar Gon comentou a importância da criação do Fundo Patrimonial Lumina Unicamp para a geração de ganhos à sociedade brasileira. Ele também relembrou o quanto a vivência universitária proporcionada pela Unicamp foi decisiva em sua formação científica e empreendedora.
"É uma educação recíproca"
Além de ser uma forma de garantir a continuidade de projetos de ciência e tecnologia e a oferta de novas oportunidades nas áreas que traduzem os fundamentos da universidade, Cesar avalia que a criação do Fundo Patrimonial Lumina Unicamp é uma oportunidade de promover uma mudança na relação entre empresas e universidades no país. Assim como ocorre em outros países, onde os fundos patrimoniais de universidades são comuns, a iniciativa possibilita que empresários reconheçam o valor de se investir no desenvolvimento de inovações e talentos que contribuirão com a geração de riqueza no país.
"Acredito que o fundo é um passo importante para começarmos uma mudança, para que a riqueza gerada pela educação e pela formação dos alunos comece a contribuir também com a própria excelência da Universidade. Acho uma peça importante para que essa mudança aconteça também pela perspectiva econômica", analisa Cesar.
O empresário também pontua que esta iniciativa da Unicamp de criar o fundo patrimonial integra um movimento positivo de aproximação da Universidade com o setor empresarial do qual ele participa e destaca, entre outras realizações, a formação do Unicamp Ventures, rede de relacionamento e colaboração formada por empreendedores ligados à Universidade. Com isso, destaca que a oportunidade também traz aprendizados importantes para a gestão universitária.
"É uma educação recíproca. As empresas podem compreender esse valor estendido que as universidades podem gerar e a Universidade entender que uma forma de se conectar com os desafios da sociedade é a criação de profissionais e empreendimentos nesse entorno. O fundo é, então, um elemento que traz conceitos de gestão, de compliance, uma régua de mercado que vai fazer bem para a Universidade", comenta.
De Amparo para o Mundo
Formado em Engenharia de Computação pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp, Cesar Gon atribui à Universidade não apenas os conhecimentos científicos que transformaram em profissional, mas também a visão de mundo que o incentivou a explorar suas potencialidades de forma plena: "Eu considero a Unicamp um momento fundamental na construção da minha carreira profissional e como empreendedor. Ali eu consegui fazer conexões intelectuais e sociais que foram decisivas depois. A Unicamp foi onde eu consegui enxergar o que era o mundo em sua diversidade, de uma forma muito mais ampla do que era possível em Amparo, minha cidade".
Atualmente Cesar é CEO da CI&T, empresa referência no desenvolvimento de soluções digitais criada em 1995 em parceria a colegas também da Unicamp. Com mais de 2.500 funcionários e unidades no Brasil e outros cinco países, Cesar se recorda que os 100 primeiros colaboradores da então recém-criada empresa foram recrutados na própria Unicamp. Ele comenta que isso estimulou a formação de uma cultura inovadora na empresa desde seus primeiros passos.
Segundo o empresário, a experiência única de ser estudante na Unicamp proporciona uma rica troca de experiências com pessoas de diversas áreas e perfis. "Eu estudava computação, mas você faz amigos em todas as áreas. Seja na Dança, que era o prédio da frente, seja na Física, na Medicina, na Engenharia. Isso cria competências que são únicas para quem vive a experiência universitária da forma que a Unicamp proporciona. Isso é o início de um network, todos ali vão sair e se tornar importantes profissionais", lembra Cesar.
Leia também:
Unicamp lança Fundo Patrimonial Lumina e busca doadores