O primeiro dia de provas da primeira fase do Vestibular 2021 da Unicamp ocorreu nesta quarta-feira (6) em 37 cidades do país. Dos 34.024 candidatos inscritos para o primeiro dia e que concorrem às carreiras de Ciências Humanas/Artes e Exatas/Tecnológicas, 5.286 não compareceram ao exame, o que resulta em um índice de abstenção parcial de 15,54%. A porcentagem final de abstenção será calculada nesta quinta-feira (7), após a aplicação das provas para os candidatos às carreiras de Ciências Biológicas/Saúde. Por conta da pandemia do coronavírus, as provas da primeira fase do Vestibular 2021 da Unicamp serão aplicadas em dois dias e contam com o dobro do número de salas utilizadas, para que seja garantido o distanciamento e a segurança dos candidatos.
"Nosso balanço foi extremamente satisfatório. O índice de abstenção foi mais alto do que em anos anteriores, mas abaixo do que nós supúnhamos, considerando o contexto da pandemia", avalia José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest. Segundo o diretor, a experiência deste primeiro dia traz boas expectativas para o segundo dia de provas, que contará com um número maior de candidatos e de salas. "Nossas preocupações são as mesmas e agregadas, porque amanhã temos 9 mil candidatos a mais. Boa parte deles vêm de outro estados, buscando carreiras na área da saúde", explica.
Neste ano, a prova da primeira fase também é menor: o número de questões foi reduzido de 90 para 72, o que permitiu aos candidatos responder ao exame no tempo máximo de quatro horas. A coordenadora acadêmica da Comvest, Márcia Rodrigues Mendonça, detalha que a prova manteve a característica de trabalhar com temas clássicos da formação dos estudantes dialogando com temas contemporâneos. "Apesar da redução no número de questões, nós buscamos um equilíbrio na distribuição dos temas abordados, então isso deixou a prova muito próxima dos exames de anos anteriores. Nós esperamos que os candidatos também tenham sentido isso", comenta Márcia.
Os locais de prova contaram com assessoria médica, mas não houve nenhum registro de ocorrências envolvendo motivos de saúde. Todos os candidatos precisaram levar álcool em gel e permanecer com máscaras ao longo de toda a prova. Também não foi registrado nenhuma ocorrência por conta de candidatos que não cumpriram os protocolos de segurança estabelecidos pela organização. "O vestibulando está buscando uma vaga em uma universidade pública, que tem um vestibular muito concorrido, então é uma pessoa com consciência. Foi muito bom ver esse nível de envolvimento dos candidatos que se interessam pela Unicamp, candidatos que estão cumprindo os protocolos", enfatiza José Alves Neto.
Nesta quinta-feira (7), segundo dia da primeira fase, 43.631 candidatos farão as provas para os cursos de Ciências Biológicas/Saúde. Os locais de prova podem ser consultados no site www.comvest.unicamp.br. O exame tem início às 13h (horário de Brasília) e a orientação é de que os candidatos cheguem uma hora mais cedo. As orientações com os protocolos de saúde que devem ser seguidos pelos candidatos estão disponíveis em http://www.comvest.unicamp.br/vestibular-2021/protocolos-de-biosseguranca-covid/