Faleceu no dia de hoje (27) o professor Theo Guenter Kieckbusch, vítima da Covid-19.
O professor Theo Guenter Kieckbusch era professor titular aposentado da Faculdade de Engenharia Química (FEQ), tendo ingressado na Unicamp em 1968, inicialmente na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), e tendo se transferido para a FEQ em 1991, onde permaneceu até a sua aposentadoria aos 70 anos em 2012. Posteriormente, permaneceu como professor colaborador, muito atuante, até 2020.
Atuou também, mais recentemente, como professor visitante sênior (bolsista CAPES) da Universidade Federal de Alfenas, ICT, Campus Poços de Caldas, MG. Graduou-se em 1965 em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, obteve seu mestrado em Engenharia Química pela COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1968 e seu doutorado, também em Engenharia Química, pela University of Califórnia, em Berkeley, em 1977. Atuou na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Engenharia de Produtos e Processos em Biorrecursos.
Suas pesquisas tinham forte natureza experimental e enfocavam a aplicação de princípios de termodinâmica, cinética química e fenômenos de transporte na avaliação e controle de mecanismos atuantes nas transformações físicas, químicas e biológicas em produtos naturais visando desenvolver novos produtos e otimizar parâmetros operacionais em processos de produção. Dentre os principais temas de pesquisa abordados pelo professor Theo destacam-se o desenvolvimento de biofilmes para embalagens ativas, estudos de micro-estruturação de chocolates e confeitos açucarados, aglomeração de pós-alimentícios, extração de princípios ativos e esterilização de materiais implantáveis por tecnologias empregando fluidos supercríticos e a conservação de atributos nutracêuticos ao longo do processamento e armazenamento de produtos vegetais.
Durante a sua carreira na Unicamp, o professor Theo ocupou vários cargos relevantes nas duas unidades a que esteve vinculado. Na FEA, foi chefe do Departamento de Engenharia de Alimentos por duas vezes, coordenador de Curso de Pós-graduação da FEA, Diretor associado e posteriormente Diretor da FEA. Na FEQ, o professor Theo foi coordenador de curso de Pós-graduação da FEQ e chefe do então Departamento de Termofluidodinâmica da FEQ.
Na qualidade de professor e pesquisador, o professor Theo destacou-se por sua competência exemplar e pela qualidade das suas pesquisas, formando gerações de pesquisadores na área de transferência de massa. Inúmeros docentes, pesquisadores e outros profissionais de Engenharia Química e da Engenharia de Alimentos tiveram o privilégio de serem seus alunos, orientados ou colegas de trabalho. Por essa razão, o professor Theo sempre teve a profunda admiração e respeito dos seus colegas da Unicamp e de outras instituições de ensino e pesquisa.
Pessoalmente, o professor Theo era extremamente sincero, assertivo e ao mesmo tempo ponderado, contribuindo de forma determinante em inúmeras decisões e escolhas da FEQ e da FEA. O professor Theo nos deixa um grande legado que será sempre lembrado como fonte de inspiração para muitos de nossos professores e pesquisadores.
Homenagem dos amigos da FEA: